Água denuncie o desperdício menos custos e mais ambiente
Ajude a pressionar as entidades gestoras de água da rede
1 Mangueiras de regas de espaços verdes mal direcionadas, molhando vias de passagem, ou rotura de condutas, são situações que retratam o desperdício de água e as perdas elevadas do sistema de abastecimento.
Trata-se de uma Ineficiência que aumenta os custos das entidades gestoras, que os transferem para a fatura da água. Mas este cenário pode mudar se o consumidor assumir um papel ativo na denúncia do desperdício de água visível nos espaços públicos e na pressão das entidades gestoras de abastecimento de água.
2 Denunciar diretamente às entidades gestoras as perdas de água visíveis no espaço público e pressionar para o aumento da eficiência .
Se testemunhar fugas (rotura de condutas) ou usos Ineficientes de água no espaço público (desperdices), aceda ao nosso portal e preencha a informação sobre o local.
Pode incluir uma fotografia.
A denúncia à entidade gestora do município onde detetou a perda e para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
3) o principio de "recuperação de custos" não deve sobrecarregar o consumidor.
A perda de água representa um valor económico e ambiental bastante elevado. Segundo o Plano Nacional da Água 2010.
Existe 25% de ineficiência do uso da água nas perdas no sistema de armazenamento, transporte e distribuição no setor urbano.
Em 2020, prevê-se reduzir para 20 por cento. As perdas de água variam consoante o município, podendo chegar a 80%, e são um sinal de ineficiência da entidade gestora.
O desperdício de água reduz a qualidade do serviço e contribui para aumentar as tarifas devido ao acréscimo do custo de água não faturada.
Mantenha-se informado sobre as interrupções do fornecimento de água
O Município de Espinho, através da Divisão de Serviços Básicos e Ambiente, pretende estabelecer um contacto eficiente e personalizado com os seus munícipes.
Queremos melhorar a nossa comunicação consigo sobre informações e avisos importantes que digam respeito ao fornecimento de água.
Assim, solicitamos-lhe que proceda à atualização dos dados constantes do seu contrato de água.
Faça a atualização de dados em formulário próprio (formulário), ou através da linha do Centro de Atendimento 227 335 800, ou ainda presencialmente no Atendimento Municipal ou nos Espaços Cidadão de Espinho e Anta/Guetim (marcação obrigatória para atendimento presencial).
A sua colaboração é fundamental!
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