quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Água denuncie o desperdício menos custos e mais ambiente


Água denuncie o desperdício menos custos e mais ambiente 


Ajude a pressionar as entidades gestoras de água da rede 



1 Mangueiras de regas de espaços  verdes mal direcionadas, molhando vias de passagem, ou rotura de condutas, são situações que retratam o desperdício de água e as perdas elevadas do sistema de abastecimento.

 Trata-se de uma Ineficiência que aumenta os custos das entidades gestoras, que os transferem para a fatura da água. Mas este cenário pode mudar se o consumidor assumir um papel ativo na denúncia do desperdício de água visível nos espaços públicos e na pressão das entidades gestoras de abastecimento de água. 


 2   Denunciar diretamente  às entidades gestoras as perdas de água visíveis no espaço público e pressionar para o aumento da eficiência  .

Se testemunhar fugas (rotura de condutas) ou usos Ineficientes de água no espaço público (desperdices), aceda ao nosso portal e preencha a informação sobre o local. 

Pode incluir uma fotografia. 

A denúncia à entidade gestora do município onde detetou a perda e para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. 


3) o principio de "recuperação de  custos" não deve sobrecarregar o consumidor. 

A perda de água representa um valor económico e ambiental bastante elevado. Segundo o Plano Nacional da Água 2010. 

Existe 25% de ineficiência do uso da água nas perdas no sistema de armazenamento, transporte e distribuição no setor urbano. 

Em 2020, prevê-se reduzir para 20 por cento. As perdas de água variam consoante o município, podendo chegar a 80%, e são um sinal de ineficiência da entidade gestora. 

O desperdício de água reduz a qualidade do serviço e contribui para aumentar as tarifas devido ao acréscimo do custo de água não faturada

























 Mantenha-se informado sobre as interrupções do fornecimento de água 



O Município de Espinho, através da Divisão de Serviços Básicos e Ambiente, pretende estabelecer um contacto efi­ciente e personalizado com os seus munícipes.

Queremos melhorar a nossa comunicação consigo sobre informações e avisos importantes que digam respeito ao fornecimento de água.

Assim, solicitamos-lhe que proceda à atualização dos dados constantes do seu contrato de água.

Faça a atualização de dados em formulário próprio (formulário), ou através da linha do Centro de Atendimento 227 335 800, ou ainda presencialmente no Atendimento Municipal ou nos Espaços Cidadão de Espinho e Anta/Guetim (marcação obrigatória para atendimento presencial).

A sua colaboração é fundamental!

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