Aldeia Balão e The Art of Dance Community
Aldeia Balão
Uma máquina voadora transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas.
Tentam reviver uma vida que já não existe; tentam compreender as pedras, a terra e a areia. Criam rotinas e reinventam criaturas de uma ruralidade desaparecida.
Habitam um espaço imaginário, sobrevoam a realidade, e ali na máquina fazem desfiar histórias com princípio e sem fim.
De gente se faz a "aldeia balão" e o seu maior desejo é ter um lugar onde possam habitar os seus sonhos...
Nesta criação criada para a rua, cruzam-se linguagens, marionetas, objetos, artes circenses e música ao vivo!
É uma criação metafórica que procura nas pequenas coisas saborear o que é amplo, a vivência conjunta!
Esta criação foi idealizada para o programa "aldear" desafiando aldeias e espaços rurais a embrenharem-se no teatro simbólico que a "aldeia balão" propõe, a de construirmos uma visão poética e artística do nosso território interior!
The Art of Dance Community
No âmbito do projeto "The Art to Dance Community - um modo africano de Inclusão Europeia", financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia, organizações das áreas social, artística e terapêutica da Alemanha, França, Portugal e Nova Macedônia uniram forças para desenvolver uma abordagem de dança intercultural em formatos de oficina e performance.
Após 15 dias de residência artística em Espinho, o grupo oferece uma experiência de dança em que você se conecta e incorpora as diferentes qualidades e potências dos elementos naturais.
Você aprenderá sequências com movimentos e explorações de voz referentes aos elementos fogo, ar, terra e água e temas relacionados.
As tradições afro-animistas dos Yoruba Mandinke, Uolof e dos seus mitos servem de base artística.
Como é habitual nas tradições africanas, vamos dançar e cantar de forma criativa ao som de música ao vivo. Não é necessária experiência prévia com dança ou canto.
Mar-Marionetas fechou com chave de ouro
O Mar-Marionetas terminou com chave de ouro, num fim de semana repleto de espetáculos.
Os palcos do FACE, Centro Multimeios e Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico estiveram cheios de crianças, pais e avós, para assistirem a alguns dos melhores espetáculos de marionetas.
No sábado, 'Achimpa' (companhia Valdevinos) fez as delícias dos presentes com um espetáculo divertido e dinâmico, onde as crianças foram chamadas a brincar com as palavras.
À noite, o espetáculo 'Corações Rasgados' do Teatro e Marionetas de Mandrágora, colocou o espetador numa relação íntima com a criação.
Domingo, 'Lições de Voo' da Companhia de Marionetas do Porto passaram pelo palco do Auditório de Espinho/Academia e levaram os sonhos dos mais novos a voar até um lugar onde todos somos pessoas/pássaros do vento.
O Mar-Marionetas encerrou em beleza com o espetáculo comunitário 'Aldeia Balão', da Companhia Boca de Cão, exibido no Largo da Câmara Municipal/Rua 19, inicialmente agendado para a abertura do festival.
Ainda inserido no programa do Mar-Marionetas'22, realizou-se o espetáculo de dança "The Art of Dance Community - um modo africano de Inclusão Europeia", financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Organizações das áreas social, artística e terapêutica da Alemanha, França, Portugal e Nova Macedônia uniram forças para desenvolver uma abordagem de dança intercultural em formatos de oficina e performance.
Após 15 dias de residência artística em Espinho, o grupo ofereceu uma experiência de dança em que os presentes se conectaram e incorporaram as diferentes qualidades e potências dos elementos naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário