Operação do metro do Porto, dá lucro com obras em curso
Ligações de metro têm garantidas verbas da União Europeia, através do programa Sustentável 2030.
O objetivo é atingir a neutralidade carbónica em 2050, mas o programa tem o nome Sustentável 2030 e, acima de tudo, um envelope financeiro de 3,7 mil milhões de euros. Ontem, no Europarque, na Feira, num evento que contou com o primeiro-ministro, António Costa, à tarde foi salientada a importância do investimento na mobilidade, figurando as novas linhas de metro de Gondomar e ISMAI-Trofa como prioritárias para a Área Metropolitana do Porto (AMP).
Metro monitoriza efeitos dos explosivos nos edifícios históricos do Porto
Enquanto avança a escavação da Linha Rosa no subsolo, a Metro do Porto faz a vigilância permanente dos edifícios históricos no Porto.
Metro do Porto vigia ao milímetro efeitos do túnel e explosivos
Monitorização permanente dos edifícios históricos no Porto, enquanto avança escavação da linha Rosa. Vai continuar após a empreitada
A escavação do túnel da linha Rosa, que ligará a Praça da Liberdade à Casa da Música, no Porto, mercê da utilização de explosivos no subsolo, obriga a Empresa do Metro a redobrar os cuidados em relação aos edifícios históricos, vários deles classificados como monumento nacional e imóvel de interesse público, designadamente no caminho entre o Hospital de Santo António e o Museu da Misericórdia (Rua das Flores), com passagem pela Estação de São Bento.
Prazo do concurso público da Linha Rubi do Metro do Porto dilata até agosto
O prazo para os concorrentes apresentarem propostas para construir a Linha Rubi do Metro do Porto, que custará 435 milhões de euros, foi dilatado de 17 de julho para 10 de agosto, foi hoje publicado em Diário da República.
De acordo com o Aviso de prorrogação de prazo do concurso público internacional publicado hoje em Diário da República (DR), os potenciais concorrentes têm até às 17 horas do "41.º dia a contar da data de envio do presente anúncio [30 de junho]", ou seja, até 10 de agosto, para apresentarem propostas.
Segundo fonte oficial da Metro do Porto adiantou hoje à Lusa, a prorrogação deve-se ao elevado número de pedidos de esclarecimento de alguns dos potenciais interessados na construção da nova linha.
No dia 10 de maio, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, tinha dito que o prazo para os eventuais concorrentes apresentarem propostas para a construção da linha Rubi do Metro do Porto, que inclui uma nova ponte sobre o Douro, terminava a 17 de julho.
"O prazo é 17 de julho. A nossa intenção é começarmos as obras durante o quarto trimestre de 2023, durante o presente ano, sendo que nós estimamos que no início de novembro tenhamos condições para iniciar as obras", assinalou Tiago Braga aos jornalistas, no final da cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a construção da linha Rubi, que decorreu na Alfândega do Porto.
A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e a sua construção terá de estar finalizada até meio de 2026.
Questionado acerca das frentes de obra necessárias para executar os trabalhos dentro dos prazos, Tiago Braga disse que "um projeto com esta dimensão e com esta especificidade" exigirá que "a obra arranque em simultâneo num conjunto muito alargado de frentes".
"Essa, aliás, será uma das matérias que será agora analisada do ponto de vista dos méritos dos concorrentes, em termos de plano de trabalho, de memória descritiva, cronograma de execução", disse o responsável da Metro.
Quanto a localizações de frente de obra, Tiago Braga estimou que "seguramente" os concorrentes tenham que apresentar "duas frentes de obra relativamente à ponte, com uma frente de obra na estação de Santo Ovídio [e] com uma frente de obra na estação das Devesas", de forma a "responder aos desafios" colocados do ponto de vista do prazo.
Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.
Operação do metro do Porto deu lucro
A Metro do Porto anunciou que, em 2022, atingiu resultados económicos “históricos”. Ao melhor EBIDTA “de sempre” – 30,7 milhões de euros – soma-se o facto da operação continuar a ser sustentável: 42 milhões de custos; 53,7 milhões de receitas.
Com um aumento significativo da procura (56%), que originou a segunda melhor marca de sempre a nível de passageiros (65,2 milhões de validações), a Metro do Porto atingiu, em 2022, resultados financeiros “históricos”: “o melhor EBITDA (resultados antes de taxas, impostos, juros, amortizações e depreciações) de sempre, no valor de 30,7 milhões de euros”.
O Relatório e Contas de 2022 da empresa foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral. O documento espelha uma redução do prejuízo da empresa: no ano passado, o resultado líquido negativo foi de 46,2 milhões, quando em 2021 tinha sido de 64,7 milhões.
Para o desempenho financeiro contribuiu, além do aumento de passageiros, o aumento da produção, que subiu 10,5%, para chegar aos oito milhões de quilómetros percorridos.
“A velocidade comercial média da rede foi de 25,9 km/h e a taxa de ocupação subiu 5,6 pontos, para 18,9%. A taxa de satisfação dos clientes situou-se em 84,8 pontos, sendo os pontos mais valorizados foram a acessibilidade (90%), oferta do serviço (89%) e a rapidez (87%)”, acrescenta a empresa, pormenorizando outros indicadores do serviço.
A operação da rede continua a ser rentável, atingindo-se uma taxa de cobertura de 110% (mais 9,9 pontos percentuais face a 2021). Significa isto que as receitas diretas da exploração totalizaram 53,7 milhões (mais 11,1%), enquanto os custos de operação ficaram-se pelos 42 milhões (mais 7,7%).
Sem comentários:
Enviar um comentário