Time Out Market Porto em São Bento vai abrir ainda este ano
Projeto de Souto Moura inclui uma torre de 21 metros considerada “intrusiva” pela Unesco. Investimento é de 7,5 milhões de euros.
Torre do mercado Time Out em São Bento da autoria de Souto Moura alvo de contestação
O projeto da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker de arquitetura em 2011, ocupará uma área de cerca de dois mil metros quadrados, num total de 14 restaurantes, dois bares, incluindo uma torre com espaço para eventos e um 'lounge' exterior com vista para a cidade e a Torre dos Clérigos.
Obras na Estação de São Bento envoltas em polémica
Aquando do seu anúncio, em 2016, o projeto foi alvo de críticas, tendo o seu promotor, em 2017, ano para o qual estava pensada a sua abertura, decido suspender a apreciação do Pedido de Informação Prévia (PIP) relativo ao mercado que pretendiam instalar na Estação de S. Bento, depois de críticas do, à data, vereador do Urbanismo, Rui Losa, que apelidou de "inqualificável" a proposta da Time Out para a estação, classificada como monumento nacional.
Novo mercado de tendências no centro histórico do Porto
Sobre a torre de 21 metros, considerava que "não teria impacto visual no meio envolvente", uma vez que, "na sua cota máxima, não ultrapassa a cota da gare”, posição que viria a alterar após informações adicionais, recomendando a sua redução.
Time Out Market Porto abre na estação de S. Bento no final do ano
14 restaurantes, dois bares, uma torre com espaço para eventos e um lounge exterior com vista para a cidade.
O projeto para a instalação de um mercado da Time Out na estação de São Bento remonta a 2016. Depois de vários avanços e recuos, o espaço avança finalmente e promete dar uma nova vida a uma zona da cidade até agora marcada por sinais de degradação.
Os promotores garantem que o novo espaço vai oferecer "os melhores chefes, restaurantes, bebidas e experiências culturais, com base na curadoria editorial da revista Time Out".
Entre os ocupantes estão também o restaurante vegetariano Fava Tonka e o Curb (hambúrgueres).
As outras casas e marcas serão anunciadas "brevemente".
Mercado da. Time Qut avança em São Bento
Após um impasse que durou anos. construção. no Porto. é bem visível. com estaleiro e grua
Durou anos o impasse em relação ao avanço do mercado da Time Out, no Porto, junto à Estação de São Bento, na Rua do Loureiro, mas a construção está à vista, com grua e estaleiro.
A Time Out, no negócio dos mercados, que são espaços de restauração e lazer, tornou-se conhecida pelo sucesso do Mercado da Ribeira, em Lisboa.
O grupo tem alargado os seus tentáculos.
Vai estender-se ao Porto e a Barcelona, segundo confirmou Ana Alcobia, responsável pelo negócio na Península Ibérica.
"O Porto e Barcelona são cidades-chave na evolução natural de uma marca como o Time Out Market. São, aliás, das cidades com um dos melhores cartazes culturais e gastronómicos do Mundo", referiu ao JN/Dinheiro vivo.
Quando foi anunciada a sua instalação em São Bento, um imóvel que é considerado de interesse público, gerou polémica e a concretização do projeto foi sendo adiada, tendo a pandemia também contribuído para esta demora.
O mercado da Time Out vai ocupar uns armazéns da estação ferroviária que estavam subaproveitados e uma área exterior que de pouco servia.
Em Lisboa, o Mercado da Ribeira conta com 26 restaurantes, sete bares, cinco lojas, uma academia de cozinha e uma sala de espetáculos, "recebendo uma média de 66 nacionalidades diferentes por semana".
Além do Porto e de Barcelona, estão ainda previstas mais aberturas nas localidades de Osaka, Praga, Cidade do Cabo e Abu Dhabi .
Grua gigante sobressai no espaço exterior
Trabalhos nos armazéns, que fazem parte da estação
Sem comentários:
Enviar um comentário