Vouguinha automotoras da série 9630 (UDD VE9630) & Dresina veículos ligeiros ferroviários
Fotografias Direitos Reservados
gazeta.de.espinho@sapo.pt
Vídeos Gazeta de Espinho
Arquivo Gazeta de Espinho
Fotogaleria Gazeta de Espinho
Série 9630 da CP
A Série 9630, também conhecida como Vouguinha, é um tipo de automotora, utilizada pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses na Linha do Vouga e no Ramal de Aveiro, em Portugal.
Foram construídas na fábrica da Amadora da empresa Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, tendo entrado ao serviço em Setembro de 1991, para reforçar os serviços na Linha da Póvoa.
Vieram, desde logo, preparadas para adaptação a tracção eléctrica, devido ao facto de, nesta época, existir um projecto de electrificação desta linha.
Em 2002, data em que a Linha da Póvoa encerrou para obras de adaptação ao Metro do Porto, esta unidades foram destacadas para a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro, substituindo as automotoras da Série 9300.
Cada automotora desta série é formada por dois veículos acoplados, sendo um motorizado, e o outro, rebocado. Uma das distinções desta série, em relação às outras automotoras da sua geração a circularem em Portugal, era o número de circuitos electrónicos presentes, destacando-se o sistema informático, para a regulação da marcha.
Dresina
As dresinas (/drəˈzinɐ/) (também dresine ou drasine) são veículos ligeiros ferroviários.
Podem ser utilizadas para manutenção, eletrificação, balastragem, verificação de catenária e qualquer outro trabalho de via que necessite o transporte de pessoal e material.
Dresinas podem ser equipadas com máquinas a bordo, que facilitem o trabalho desempenhado pelo pessoal de manutenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário