Túnel fechado no “coração do Porto” há mais de 20 anos vai agora reabrir para o metro
No início deste século, o avanço dos trabalhos da primeira linha da Metro do Porto, a Linha Amarela, obrigaram ao encerramento do túnel pedonal dos Congregados.
Mais de 20 anos depois, a passagem vai reabrir para servir a nova Linha Rosa do metro.
A passagem subterrânea antiga servirá de acesso à nova estação de São Bento/Praça da Liberdade.
A decisão da reativação do túnel pedonal dos Congregados foi conhecida pela primeira vez em 2022 e foi exposta, na altura, pelo gestor do projeto da Linha Rosa, Filipe Almeida.
Aquela passagem subterrânea foi inaugurada em 1964 e volta agora a ganhar vida no âmbito da construção da nova linha da empresa.
Estará assim dado um passo determinante para a alteração de toda a envolvente da estação de São Bento.
Em frente ao edifício de chegadas e partidas no coração do Porto, do lado da Rua da Madeira, será montado um elevador para dar acesso aos utilizadores à nova linha com ligação à Casa da Música.
A alternativa do acesso à estação subterrânea passa mesmo pela antiga estrutura.
A escadaria que dá acesso ao túnel vai desaparecer, e todo o percurso pedonal das galerias vai ser renovado.
A Metro deu conta, contudo, que o prazo da Linha Rosa, apontado para o final deste ano, vai derrapar. Ao Jornal de Notícias, a empresa declarou que “na Praça da Liberdade está em curso a escavação sob a laje de cobertura da nova estação, bem como a escavação do túnel em direção ao Hospital Santo António”.
Com três quilómetros de extensão, a nova Linha Rosa vai ligar a Casa da Música a São Bento, sendo o traçado totalmente subterrâneo.
Esperam-se 30 milhões de passageiros no primeiro ano de funcionamento da ligação.
Sem comentários:
Enviar um comentário