Navio-petroleiro
Um navio-petroleiro é um tipo particular de navio tanque, utilizado para o transporte de hidrocarbonetos, nomeadamente petróleo bruto e derivados.
Desde os finais do século XIX são fabricados exclusivamente para esse fim.
Atualmente, os petroleiros dividem-se entre navios de um só casco e os de casco duplo: nos primeiros, o próprio casco do navio é também a parede dos tanques de petróleo, enquanto nos navios de casco duplo duas paredes de aço separadas cumprem cada uma destas funções.
A legislação de muitos países estabeleceu uma data a partir da qual petroleiros de casco simples serão proibidos de entrar nas suas águas territoriais.
Os petroleiros são, em média e no limite, os maiores navios que existem.
A maioria dos petroleiros de grande porte é, por isso, incapaz de atracar em portos convencionais, tendo que utilizar terminais específicos construídos em alto mar ou efectuar transfegas para navios menores, denominados lifters.
Cada um destes navios consumia em média, e em alto mar, aproximadamente 300 toneladas de combustível por dia.
Contudo, comparativamente com o seu tamanho e com a carga transportada, esta quantidade é relativamente pequena.
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