segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Voz Cidadão - Património de Espinho


 Património de Espinho



Examos Senhores   Gazeta de Espinho

 
Na continuidade de observações no decorrer do  Ano 2020  sobre conservação dos  “ Edifícios Municipais de Espinho”, arruamentos por construir , etc, os nossos Órgãos Autárquicos  tem só  como prioridade as requalificações urbanas  em curso……
 
Como comuniquei em Novembro estas requalificações, iriam decorrer em período impróprio o de inverno, e com os problemas da 1ª fase do  COVID 19,  a 2ª fase e a 3ª que por aí vem, iriam e vão trazer enormes problemas às populações e Espinho.
 
A requalificação irá ter o seu impacto positivo e muitas situações negativas para todos,  incluindo o comércio e industria em geral que atravessa uma fase muito complicada em poderem  enfrentar tanta crise.

Corta-se o acesso às garagens particulares, durante quanto tempo? 

Dificulta-se toda a mobilidade de pessoas, para o acesso às suas residências, etc.

- Com as pistas para bicicletas, vão acabar com o melhor acesso ás residências de muitas pessoas de determinadas idades,  que  possuem dificuldades em se movimentarem?

- Estas pistas para bicicletas, só servirão para alguns, muito poucos, pois que nem todos possuem condições físicas e financeiras, para terem razoáveis bicicletas com n/mudanças para subirem a rua 19 ou a rua 33?

Estas pistas com  paragem em todos ou quase todos os cruzamentos de 100 em 100 mts, +/- dimensão de cada quarteirão habitacional, não servem para um exercício físico condigno?

Estacionamentos para bicicletas, quando formos às compras, ou desejarmos parar, vamos  a ver, em cima dos passeios…..
 
-E com esta requalificação  os nossos autarcas colocaram de parte todas as pequenas e grandes obras de manutenção  dos prédios públicos de Espinho, praticamente abandonados por dificuldades financeiras ou interesses partidários!
 
- Conservação  atempada que nunca se fez  que motivou grandes problemas estruturais de:

- Museu Municipal  FACE, pintura e partes apodrecidas.
- Piscinas Municipais
- Nave Desportiva “ Arena Tigre”
-  Pavilhão Multimeios
- Complexo de Ténis
- Parque infantil
- Cemitério Municipal
- Pavilhão Municipal de manutenção Z.I. Espinho, pintura externa, etc.
- Locais que deveriam estar limpos e ajardinados. mesmo os novos locais  da RECAFE alguns abandonados.

- Tratamento das árvores ornamentais,  mais um ano 2020 sem  estarem ainda  tratadas.

- Locais que à 24 anos ainda faltam fazer passeios ( Zona Industrial Sul de Espinho) etc. Que com toda a matéria prima retirada das obras de requalificação se poderiam  aproveitar para fazerem os passeios e arruamentos em falta à mais de 50 anos.(dizem os habitantes residenciais desta Z.I.),  trabalhos estes que poderiam ser feitos ao mesmo tempo que a requalificação em curso no centro da cidade.

- Limpeza urbana na Zona Industrial Sul  de Espinho, passeios e terrenos públicos e  particulares infestados de vegetação, habitáculos de ratos etc.

- Limpeza das ribeiras 3 ribeiras do Concelho.

   Em +/- 2010 a CME, conjuntamente com a Refer, requalificou a Ribeira de Silvalde  gastando-se  +/- 1.400.000,00€, e no espaço de 10 anos tudo demonstra um abandono.

   Na altura seria a ribeira mais bem tratada de Portugal, tudo foi em vão, abandonado!
- Etc,Etc
 
A bem dos habitantes de Espinho
 
António Brito













Sem comentários: