sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Construção do Estádio Municipal de Espinho arranca de 1 Fevereiro de 2021

 

Construção do Estádio Municipal de Espinho arranca de 1 Fevereiro de 2021



A assinatura do auto de consignação, que marca o arranque da obra de construção do Estádio Municipal de Espinho, está marcada para 1 de Fevereiro. 


A obra deverá ficar pronta dentro de dois anos, mas em 2022 o Sporting de Espinho já deverá poder usar as instalações.


Depois do recente visto do Tribunal de Contas para esta obra, orçada em 4,47 milhões de euros, o Executivo liderado por Pinto Moreira vai assinar, na próxima segunda-feira, no estaleiro da obra que ficará instalado no parque de estacionamento do Complexo de Ténis de Espinho, o respetivo auto de consignação, marcando formalmente o início das obras.

O Estádio Municipal, da autoria do arquiteto Rui Lacerda (1954-2018) e do seu filho Diogo Lacerda, ficará localizado em terrenos contíguos ao Parque da Cidade, Complexo de Ténis e Nave Polivalente.

"Vamos construir um estádio moderno, funcional e adaptado aos novos tempos para as competições oficiais de futebol", justificou, há dias, o presidente da Câmara Municipal, Pinto Moreira.

Irá permitir combater uma das principais lacunas do Sporting Clube de Espinho, que está sem estádio próprio desde 2018.

A equipa utilizou, a título de empréstimo, o campo do clube vizinho de Fiães, na Feira, jogando, atualmente, no campo da Associação Desportiva Ovarense.


FONTE JN

Salomão Rodrigues




Indiciou obras requalificação da entrada da Lagoa de Paramos
























Obras requalificação da entrada da Lagoa de Paramos


A Polis Litoral Ria de Aveiro adjudicou a nova empreitada no âmbito do projeto de requalificação e valorização do “sítio” da Barrinha de Esmoriz, em Ovar.


Desta vez, para criar um conjunto de equipamentos destinados à valorização dos espaços de acolhimento e receção aos visitantes.

O preço dos trabalhos é de 147.799 euros, com um prazo de execução 60 dias.

A empreitada também envolve a Câmara de Espinho e a AdRA – Águas da Região de Aveiro.

Intervenções projetadas em Ovar e Espinho

 Melhoria dos acessos de entrada aos passadiços que ligam os dois concelhos, a criação de pontos de estacionamento ordenado nessas zonas, a implementação de áreas de estadia e descanso ao longo do percurso, e o reforço do seu mobiliário urbano.

 Arranjo da entrada pelo lado de Espinho, junto ao Aeroclube da Costa Verde, para “melhorar as condições de acesso viário e dotar o espaço público de circulação pedonal”;

 A obra incidirá sobre três entradas, sendo que a situada mais a sul se pretende tornar apta a “acolher grupos até 25 pessoas” e a localizada a nascente passará a dispor de uma ligação condigna à estação ferroviária de Esmoriz.



Incumprimentos em Estado de Emergência ... Fiscalização na esplanada

 


Incumprimentos em Estado de Emergência ... 


Fiscalização na esplanada 














Parte de prédio devoluto desaba na rua 16 nº 312


Parte de prédio devoluto desaba em Espinho. 


Fachada em risco de colapsar


Bombeiros vão provocar queda controlada da parede para evitar acidentes.

Parte de um prédio devoluto desabou, ao final desta manhã de sexta-feira, no cruzamento da rua 16 com a 62, em Espinho.

A fachada principal está em risco de colapsar, sabe o Correio da Manhã. 

Os bombeiros do Concelho de Espinho vão provocar a queda controlada da parede para evitar acidentes.

O alerta foi dado cerca das 12h00 para a Proteção Civil.

Não há registo de feridos.


FONTE : Correio da Manhã. 

Paulo Jorge Duarte















Multas em restaurante de Espinho com porta aberta a servir clientes


Multas em restaurante de Espinho com porta aberta a servir clientes



A PSP multou cinco clientes e o proprietário de um restaurante em Espinho, no distrito de Aveiro, por violaram as regras do estado de emergência em vigor, informou hoje aquela força policial.


Em comunicado, a PSP esclarece que na quinta-feira, cerca das 14:00, verificou que o estabelecimento de restauração e bebidas “estava em pleno funcionamento, com a porta de acesso principal aberta e atendendo cinco clientes, os quais estavam sentados, em espaço interior, ocupando mesas separadas”.

Segundo a PSP, foi levantado um auto de contraordenação ao proprietário do restaurante, por inobservância das regras de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares, estando prevista coima no valor mínimo de dois mil euros.

Os cinco clientes foram também autuados, por inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário, cuja infração tem prevista uma coima de valor mínimo de 200 euros.

Na terça-feira, a PSP de Espinho já tinha multado o proprietário de um café e 11 pessoas que estavam a confraternizar na esplanada do estabelecimento, a consumir bebidas alcoólicas e a jogar às cartas.

Portugal continental entrou no dia 15 num novo confinamento geral, devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, estando ainda previsto o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

A restauração pode, no entanto, funcionar em regime de 'take-away' ou entregas ao domicílio.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 
FONTE Lusa/Fim






















PSP encontrou restaurante aberto em Espinho com clientes à mesa



A PSP de Espinho levantou um auto de contraordenação, na tarde de quinta-feira, ao proprietário de um restaurante, por inobservância das regras de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares, estando prevista coima no valor mínimo de dois mil euros.

O homem mantinha o restaurante a funcionar com serviço de refeições à mesa, apesar de estar proibido de acordo com as medidas restritivas em vigor de combate à covid-19.

Os cinco clientes que ali se encontravam foram também autuados, por inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário, cuja infração tem prevista uma coima de valor mínimo de 200 euros.

O restaurante tinha a porta principal de acesso aberta e os clientes estavam sentados, em mesas separadas.

Fonte JN

Salomão Rodrigues

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Obras na Rua 21 início no próximo dia 1 de Fevereiro de 2021



Obras de Requalificação na Rua 21 entre a Rua 16 e a Rua 8 


No âmbito do plano de obras que Câmara Municipal está a executar, terá início no próximo dia 1 de Fevereiro a intervenção que contempla a requalificação da rua 21.




Esta intervenção, há muito desejada, vai melhorar as condições de circulação e segurança.

Com a preocupação de criar o menor transtorno possível ao trânsito pedonal e viário, a Divisão de Obras Municipais planeou as empreitadas para realização dos trabalhos por fases durante este período de confinamento obrigatório. 

A empreitada prevê a substituição do piso de circulação automóvel e reparação da zona reservada aos peões.

Para que seja possível realizar os trabalhos previstos, e garantir a segurança dos moradores e da zona envolvente, será imperativo proceder ao corte do trânsito enquanto decurso da obra.

Os acessos às garagens através da rua 21, ficarão condicionados a partir de 1 de Fevereiro com prazo estimado de 8 semanas.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados.

Para qualquer esclarecimento adicional, poderá contactar a Câmara Municipal de Espinho – segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00, através do telefone: +351 227 335 800.






quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

No terreno Espinho Business Center tem lixeiras e entulhos

 


No terreno Espinho Business Center tem  lixeiras e  entulhos
























Autocarros novos Auto Viação Feirense Made in China

 


Autocarros novos Auto Viação Feirense Made in China












Covid-19: Onze pessoas surpreendidas a jogar cartas e beber álcool em café de Espinho



11 clientes e proprietário de café apanhados a jogar as cartas e a beber álcool em café de Espinho


Grupo que estava a violar o confinamento que se encontra em vigor foi surpreendido pela PSP.



Um grupo de 11 homens foi surpreendido, pela PSP de Espinho, na passada noite de terça-feira, quando estavam a jogar às cartas e a consumir bebidas alcoólicas, no interior de um estabelecimento, num café localizado numa das galerias da cidade. 

O proprietário do café estava incluído no grupo.

Todos os clientes, e o dono do estabelecimento, foram todos alvo de coimas por incumprimento do dever geral de recolhimento e consumo de bebidas alcoólicas na via pública. 

O valor mínimo total das duas coinas aplicadas é de 200 euros por cada um dos clientes.

O estabelecimento foi encerrado.

 Foi feito um auto de notícia por desobediência e o dono irá responder pelo respetivo crime de 
desobediência

FONTE CM


Paulo Jorge Duarte








































Onze pessoas surpreendidas a jogar cartas e beber álcool em café de Espinho



A PSP intercetou em Espinho, no distrito de Aveiro, 11 pessoas que estavam a confraternizar na esplanada de um café, a consumir bebidas alcoólicas e a jogar às cartas, informou hoje aquela força policial.

Em comunicado a PSP refere que, na terça-feira, os cidadãos estavam "em inobservância ao dever geral de recolhimento e em incumprimento às normas de distanciamento social pelo que foram identificados, tendo-lhes sido levantados autos de contraordenação".

Ainda segundo a PSP, o proprietário do estabelecimento, que se incluía no grupo, foi também autuado, por inobservância das regras de funcionamento de estabelecimentos de restauração e similares, bem como das regras de fornecimento e venda de bebidas alcoólicas.

Portugal continental entrou no dia 15 num novo confinamento geral, devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, estando ainda previsto o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

A restauração pode, no entanto, funcionar em regime de 'take-away' ou entregas ao domicílio.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

FONTE 

Lusa/Fim



terça-feira, 26 de janeiro de 2021

" Espinho Business Center ” fique "concluído em 2024 ... caso seja aprovada pelos órgãos autárquicos.

 


Projeto privado de Espinho envolve 70ME e pode estar pronto até 2024




A requalificação da zona sul de Espinho vai envolver um projeto imobiliário de habitação e negócios avaliado em 70 milhões de euros, revelou hoje o promotor da obra, propondo-se concluí-la até 2024 caso seja aprovada pelos órgãos autárquicos.


O investimento anunciado para essa autarquia do distrito de Aveiro esteve em estudo dois anos, é do grupo português Fortera e já obteve da Câmara Municipal um parecer que o reconhece como de "interesse público e estratégico" para a cidade.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral do grupo, Elad Drod, realça que "este é o maior projeto privado a desenvolver na cidade de Espinho nas últimas décadas" e confia que terá autorização para avançar.

Depois de o grupo Fortera já ter custeado o empreendimento "Espinho One" entre as ruas 3, 6 e 66, o seu novo investimento local prevê a criação de espaços de habitação, comércio, serviços e hotelaria na mais antiga zona industrial da cidade, entre a ribeira de Silvalde, a Rua do Golfe e a Rua 43.

Já com pareceres favoráveis por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Infraestruturas de Portugal, a empreitada deverá implicar 132 postos de trabalho durante a fase de concretização e, uma vez concluída a obra, a expectativa é que as diversas valências do empreendimento gerem cerca de 150 novos empregos.

A escolha de Espinho como destino dos referidos 70 milhões de euros prende-se com a profunda requalificação urbanística que está a decorrer na cidade, sobretudo na faixa de terreno que ficou desocupada após o enterramento da linha férrea do Norte em 2008.

"É uma cidade ótima para se viver e reúne vários elementos de sucesso: a história, as praias, o casino, o golfe e acessos muito facilitados a outras cidades", defende Elad Dror.

Quanto a prazos, o empresário de origem israelita adianta: "Caso tudo seja aprovado, começaremos imediatamente a desenhar as infraestruturas e a primeira fase da torre residencial. Acreditamos que a primeira etapa levará três anos para ser concluída”.

“Paralelamente, iniciaremos a nossa estratégia de procura de operadores para a parte comercial e de serviços, e se tudo correr bem, podemos iniciar as restantes fases no prazo de um ano", descreveu.

Noção quanto ao preço dos diversos espaços a disponibilizar só se terá mais tarde, "pois o projeto não está ainda 100% definido", tal como acontece com o seu modelo de eficiência energética.

O que Elad Dror garante é que o atual contexto de pandemia terá influência nas escolhas arquitetónicas.

"Depois de as pessoas passarem tanto tempo confinadas nas suas casas, a refletir sobre as mudanças, sobre o que precisam e o que desejam, estou certo que todas as questões que envolvem melhorias habitacionais estarão em alta", explica.

Estimando que o empreendimento fique "concluído em 2023-2024", o promotor afirma que esse espaço urbano procurará assim corresponder às motivações geradas pela covid-19 ao nível de áreas comuns, espaços verdes, exteriores e terraços, e viabilizar a devida combinação de zonas de trabalho e lazer.

Elad Dror reconhece, ainda assim, que na taxa e rapidez de ocupação desses apartamentos e escritórios influirão outros aspetos e, nesse sentido, conclui: 

"Desejo que, por essa altura, todos os setores de atividade estejam normalizados".


FONTE :Lusa/Fim