É preciso que as pessoas tomem cautela
As queixas continuam a acumular-se e há cada vez mais pessoas a receber falsas referências de multibanco para pagamento de serviços.
As queixas continuam a acumular-se e há cada vez mais pessoas a receber falsas referências de multibanco para pagamento de serviços.
Em muitos casos, os burlões levam a melhor porque as vítimas, com receio de cortes na eletricidade, no gás ou na televisão, acabam por pagar, sem questionar.
O problema é que as autoridades pouco podem fazer para travar estes esquemas
As burlas por multibanco têm originado milhares de queixas em Portugal. Empresas como a Galp, EDP e entidades como a PSP e Fisco são usadas como chamariz para o pagamento de falsas multas ou faturas. Infelizmente, as autoridades enfrentam dificuldades em combater eficazmente esses esquemas.
Uma abordagem importante para lidar com isso é investir em literacia digital, ajudando as pessoas a reconhecerem e evitarem fraudes online.
É essencial que as pessoas se mantenham cautelosas e questionem referências de multibanco suspeitas antes de efetuarem pagamentos.
Fonte JN |
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