domingo, 28 de julho de 2019

Cerimónia de Doação de um Violino




Gaspar Santos, violino

Nasceu em Espinho em 1979. Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na Academia de Música de S. Félix da Marinha na classe de violino da professora Odete Ramos. Aos onze anos ingressa na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde concluiu o curso básico de instrumentista de cordas, sobre a orientação do professor David Lloyd.Durante este período da sua formação frequentou a Orquestra Artave com a qual realizou uma digressão pelas principais cidades do Brasil. Posteriormente ingressou no Conservatório de Música do Porto para estudar com o professor Radu Ungureanu.

Foi membro da Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra Sinfónica da FAP e Orquestra das Raízes Ibéricas, com as quais realizou diversos concertos com os mais variados maestros por todo o país. A titulo particular, ou em master classes trabalhou com Suzana Lidegran, Alberto Gaio Lima, André Gousseu, Dona Lee Croft – Royal College of Music, London, Quarteto Brodsky entre outros.

Apresentou-se como solista com a Orquestra Artave, Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Orquestra de Câmara de Pedroso, Orquestra do Norte e Orquestra de Câmara de Coimbra. Obteve o 3º prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos” na classe de violino em 1995, o 1º e 3º prémios no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto na classe de Música de Câmara em 1996 e o 1º prémio Europaischen Musikfestival Für Die Jugend, Neerpelt.

Integrou o Quarteto Walter Hidalgo Tango (2004-2007). Apresentou-se no TeCA e TNSJ, com a obra “Maria de Buenos Aires” de Astor Piazzolla, 2006. 1º violino do Quarteto Aquarelle, com o qual esteve vinculado à ESMAE durante 4 anos na classe de Música de Câmara, do qual se desvinculou em Agosto 2004; Estudou com Radu Ungureanu na ESMAE.

Membro fundador do Quarteto Douro e Camerata NovNorte. Concertino da Fundação Orquestra Estúdio - Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, Gaspar Santos toca num violino cópia do “Cannon” de Joseph Guarnerius, contruído pelo Luthier “Eng. Joaquim Domingos Capela – ano 2000 – em Homenagem a José Francisco dos Santos e Maria Assunção M. F. dos Santos”.

Sem comentários: