segunda-feira, 15 de julho de 2019

Vir a Banhos - recriação histórica 2019






Recriação histórica recorda a época áurea de Espinho com centenas de figurantes, quando "vilões e fidalgos" faziam praia


"Vir a Banhos" recorda anualmente a época áurea de Espinho, quando "vilões e fidalgos" faziam praia, mediante prescrição médica e toda a vila se preparava para os receber. 
Reviver o passado nesta iniciativa é uma viagem no tempo, onde se evoca o quotidiano das gentes que anualmente procuravam as nossas águas terapêuticas.
Para quem nos visita será um modo divertido de conhecer os usos e costumes das gentes que desfrutavam dos banhos da praia de Espinho e de uma estância turística cheia de "glamour" para a época.
Reviveram-se, no passado fim de semana, momentos únicos de muita alegria e grande diversão!
No sábado à noite, realizou-se "Uma noite em veraneio", com a recriação de um passeio da burguesia, que vinha a banhos para Espinho, pela esplanada junto ao mar, entre a Praia da Baía e a Piscina Solário Atlântico.
Domingo, foi dia de "Vir a Banhos", onde se realizou a recriação de uma praia do início do séc. XX que contou com a participação de uma centena de figurantes, onde foram retratadas diversas personagens que então frequentavam as nossas praias: banhistas vestidos a preceito, vilões, fidalgos, teatro de robertos, fotógrafo "à la minuta" e vendedores ambulantes.










Sem comentários: