terça-feira, 23 de julho de 2019

Voleibol De Praia - Espinho Open 2019

ALISON CERUTTI/ÁLVARO FILHO VENCERAM ESPINHO OPEN




A medalha de ouro no torneio de masculinos do Espinho Open 2019 foi para a dupla brasileira Alison «Mamute» Cerutti/Álvaro Filho, que este ano contava apenas com uma vitória (Kuala Lumpur, 3*), e hoje venceu os seus compatriotas André Stein e George Wanderley, 5.ºs classificados no Campeonato do Mundo, por 2-1 (21-13, 15-21 e 15-9).
Alison Cerutti:
"Estamos muito felizes por esta medalha de ouro, pois jogámos juntos há apenas três meses. Tínhamos uma vitória numa etapa de três estrelas e, agora, o ouro é muito bom. Estamos a evoluir muito depressa e mostrar muita alegria dentro de campo.
Jogar aqui em Espinho é fantástico porque os portugueses são muito parecidos com os brasileiros e vivem estes jogos de Voleibol de Praia com o coração
".
André Stein:
"No Campeonato do Mundo batemos na trave e conseguimos o 5.º lugar. Podia ter sido melhor. Já tínhamos alcançado a medalha de bronze, conseguimos a prata num país tão especial como é Portugal e creio que estamos a caminho de vencer o ouro proximamente.
Espinho é especial porque aqui a comida é muito boa, o que é muito importante para os atletas, e há muitos brasileiros, temos uma torcida muito grande e sentimo-nos em casa"
.
Na luta pela medalha de bronze, a dupla da Letónia, Plavins/Tocs, levou a melhor (2-0: 21-13 e 21-18) sobre Grimalt M./Grimalt E., do Chile.
A vitória esteve tremida, já que Plavisn se lesionou num pé aos 13-13 do segundo set. Assistido pela equipa médica, o jogador galvanizou-se e empolgou o público, selando com um ataque o parcial por 21-18.
"Muito obrigado pelo apoio português. Este resultado era muito importante para nós porque é a primeira medalha da época e porque trabalhámos três meses no Inverno e a medalha de bronze acaba por recompensar o nosso trabalho.
Ontem disputámos três jogos, estávamos muito cansados e excitados por alcançarmos a nossa primeira meia-final da época... Não dormimos toda a noite e hoje de manhã jogámos muito mal. Descansámos um pouco e neste jogo já conseguimos estar ao nosso nível
".
Com este resultado, Edgars Tocs e Martins Plavins conseguem em Espinho a sua melhor classificação deste ano em etapas do Circuito Mundial.
Por seu turno, os chilenos Marco Grimalt e Esteban Grimalt, que formam uma dupla de primos espectacular e que cedo conquistou o público espinhense pela sua entrega ao jogo e simpatia, venceram já duas etapas este ano, uma de quatro estrelas (Doha) e outra de três (Sydney).
As medalhas foram entregues por Pinto Moreira (Presidente da Câmara Municipal de Espinho), Vicente Pinto (Vice-Presidente da CM Espinho), Vicente Araújo (Vicet-Presidente da FPV), Elsa Borda D'Água (ActivoBank), Mário Oliveira, Arnaldo Rocha e Nuno Nunes /directores da FPV).
A equipa vencedora desta edição do Espinho Open amealhou 20 mil dólares, bem como 800 pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, agendados para o Japão. 

Em termos globais, o Espinho Open 2019 é a 16.ª edição de masculinos e a 11.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense.
Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro.
Lista das medalhas de ouro do Espinho Open

Masculinos
1995 - Roberto Lopes/Franco Neto, Brasil
1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh, EUA
1997 - Jan Kvalheim/Bjorn Maaseide, Noruega
1998 - José Loiola/Emanuel, Brasil
1999 - Loiola/Emanuel, Brasil
2000 - Zé Marco/Ricardo, Brasil
2001 - Loiola/Ricardo, Brasil
2002 - Stein Metzger/Kevin Wong, EUA
2003 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2004 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2005 - Julius Brink/Kjell Schneider, Alemanha
2006 - Brink/Christoph Dieckmann, Alemanha
2007 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2017 - Vítor Felipe/George Wanderley, Brasil
2018 - Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, Letónia
2019 - Alison Cerutti/Álvaro Filho, Brasil

Sem comentários: