sábado, 27 de julho de 2019

Escola na Natureza





Escola na Natureza

Divulgar situações exemplares de intervenção e dar a conhecer a docentes algumas valências educativas do Litoral, foram objectivos de uma ação de formação realizada junto à Duna do Rio Largo, no passado dia 22 de Julho, promovida por várias ONGAs Nacionais e organizada por docentes requisitados pela Agência Portuguesa de Ambiente a coordenar projectos de Educação Ambiental no FAPAS, ASPEA e GEOTA.
Conhecimentos, disponibilização de recursos educativos e ações de intervenção como limpeza da duna e arranque de Carpobrotus edulis (uma impactante invasora das dunas), foram a tónica dominante nas actividades desenvolvidas no importante ecossistema dunar (Duna do Mocho) a contar com uma riquíssima biodiversidade de duna primária, resultante do projecto “Recuperação e Preservação da Biodiversidade Dunares” que o FAPAS desenvolve com escolas do Litoral Norte e Centro. Neste âmbito, a Duna do Mocho nasceu à nove anos por iniciativa de alunos e professores da cidade de Espinho em parceria com a Autarquia local e o FAPAS.
Os docentes (provenientes de várias localidades da Região Norte) puderam ainda, no âmbito do projecto  Coastwatch (GEOTA), caracterizar outros aspectos da faixa costeira  e no âmbito do Projecto Rios (ASPEA), monitorizar e caracterizar a fauna de um troço do Rio Largo.
A Cooperação entre as tutelas da Educação e do Ambiente, visa aprofundar sinergias no âmbito da EAS-Educação Ambiental para a Sustentabilidade, designadamente no apoio a projetos junto das comunidades, reconhecendo-se as ONGA como parceiros privilegiados.

Nota: O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Espinho tomou diligências no sentido de haver a recolha do chorão arrancado.
Lucília Guedes
(FAPAS)


Sem comentários: