quarta-feira, 12 de maio de 2021

Estação Ferroviária de Porto-Boavista

 


Arquivada queixa-crime que investigava incêndio em antiga estação ferroviária no Porto


A queixa-crime apresentada na sequência do incêndio que deflagrou no edifício da antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto, foi arquivada por despacho do Ministério Público em Janeiro deste ano, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).























Planeamento, construção e inauguração


A Estação Ferroviária de Porto-Boavista, mais conhecida por Boavista, e originalmente denominada de Porto, foi uma interface das linhas de Guimarães e do Porto à Póvoa e Famalicão, que servia a cidade do Porto, em Portugal.

 Entrou ao serviço em 1 de Outubro de 1875, tendo sido a primeira estação ferroviária no Porto.

Em 1873, foi autorizada a construção de uma linha férrea de 0,90 cm entre o Porto e a Póvoa de Varzim, devendo a estação do Porto ser situado na Boa Vista, uma zona que nessa altura era considerada fora da cidade do Porto, e portanto pouco adequada para o terminal de uma linha de carácter suburbano.

O primeiro troço da Linha da Póvoa, desde a Boavista até à Póvoa de Varzim, entrou ao serviço em 1 de Outubro de 1875, pela Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão.

 Esta foi a primeira linha de via estreita no país, tendo a estação da Boavista sido a primeira gare ferroviária na cidade do Porto.

Em 1909, a Companhia foi autorizada a duplicar a via entre a Boavista e a Senhora da Hora.

Em 14 de Janeiro de 1927, foi formada a Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal, a partir da fusão da Companhia da Póvoa com a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães.

 Em 1930, a via férrea foi adaptada para bitola métrica pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.

Em 1947, a locomotiva experimental Lydya, a primeira locomotiva a gasóleo em Portugal, foi transportada da Linha do Tua até à estação da Boavista, onde foi depois abatida.

Em 28 de Abril de 2001, foi encerrado o lanço da Linha da Póvoa entre a Trindade e a Senhora da Hora, para se iniciarem as obras de instalação do Metro do Porto no antigo canal da linha.

A autarquia do Porto aprovou, por unanimidade, em 25 de novembro de 2019, uma recomendação ao Governo para reverter o contrato promessa de compra e venda do terreno na Boavista, onde o El Corte Inglés tem intenção de construir.

Para os terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista estão previstas, para além de um grande armazém comercial, a instalação de um hotel e de um edifício de habitação comércio e serviços.

Em junho de 2020, um grupo de cidadãos pediu à Câmara do Porto a classificação municipal da antiga estação ferroviária da Boavista, onde o Corte Inglés tem intenção de construir, depois de a Direção-Geral do Património Cultural ter arquivado o pedido nacional.


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