quinta-feira, 13 de maio de 2021

O bulldozer é uma máquina poderosa na praia

 

Regimento de Engenharia de Espinho  suas Bulldozer


O bulldozer é uma máquina poderosa e essencial para obras civis, incluindo a terraplenagem. Um panorama de uma máquina com múltiplos usos que se tornou e permanece indiscutível no campo da construção civil.






















Qual é a sua origem?

O bulldozer é uma máquina pesada e potente, de pneus ou de lagartas com uma lâmina na frente para mover materiais e nivelar terrenos. 

Ele pode ser equipado com diferentes tipos de lâminas mas também com ferramentas de reboques. 

Sua origem vem dos Estados Unidos, onde, no início do século XX, tratores agrícolas foram transformados para uso na extração de madeira e na construção de estradas.

 Ao longo dos anos, o bulldozer evoluiu, o uso de bulldozer lagarta se espalhando, e muitos acessórios são projetados para diferentes tipos de operações e sua utilização se difunde na América. 

Foi apenas a partir da década de 40 e após a Segunda Guerra Mundial que o bulldozer chegou à Europa.

 Depois, ele evoluirá graças aos avanços técnicos da época, como o mecanismo hidráulico, ele se torna mais potente e sofisticado e continua hoje sendo aperfeiçoado e se beneficiando com o avanço  das novas tecnologias.


Os diferentes usos de um bulldozer


Apesar de sua natureza maciça e baixa mobilidade, o bulldozer é extremamente versátil. 

Sua grande potência permite que ele seja eficaz para muitos usos, especialmente para:


- Terraplanagem e nivelamento de terreno

- Raspagem do solo

- Limpeza e desmatamento florestal

- Nivelamento e raspagem do solo

- Extração e deslocamento de pedra

- Empurrar raspadeiras (scraper)

- Demolição de alvenaria

Esses usos são muito comuns no setor de obras civis, no entanto, o bulldozer também pode executar com eficiência outros tipos de trabalho, como remoção de neve ou limpeza de áreas congestionadas.

 Finalmente, equipado com armadura, pode ter um uso militar: limpar a terra, demolir obstáculos e limpar os escombros para abrir rotas.



As características técnicas


Existem dois tipos de bulldozers:


- Os bulldozers com pneus que oferecem maior mobilidade e, portanto, maior versatilidade. 

Ao contrário dos veículos de rastos, eles podem viajar na estrada.

- Os bulldozers de esteiras, que permitem uma melhor aderência ao solo macio graças ao maior contacto da superfície com o solo.

Os  bulldozers de esteiras são visivelmente mais leves que os de pneus, mas ele permanece muito pesado: de 5 toneladas para modelos menores (calfdozers) e até 100 toneladas para os modelos mais potentes. 

A gama de motores que equipa estas máquinas é entre 25 e 1.000 cavalos. Essas características dão ao bulldozer sua identidade bem reconhecida, a de uma máquina eficiente que nada pode resistir.

O equipamento frontal de um trator é uma lâmina que mede de 1,80 m a 6 m, a mesma largura da máquina.

 Vários tipos de lâminas podem equipar a máquina (que então terá outro nome) para realizar diferentes tipos de trabalho. 

Assim, falamos de tiltdozer quando é equipado com uma lâmina basculante em um plano vertical, tipdozer quando podemos variar o ângulo de ataque da lâmina e angledozer para lâminas que se orientam horizontalmente. 

Há também lâminas de empurro, bem como lâminas especiais para o desmatamento.

Os equipamentos da parte de trás é geralmente opcional, mas aumenta bastante a versatilidade da máquina.

 Pode ser a tupia (ripper), que é equipada com um ou mais dentes (é chamado de escarificador) e permite fazer deslocamento. 

O guincho é usado para puxar cargas pesadas.


A importância primordial das recomendações de segurança


O bulldozer é uma máquina imponente, e é necessário seguir um protocolo preciso para garantir a conformidade com as instruções de segurança. 

Trabalho em inclinação, em área úmida ou congestionada, a manipulação do bulldozer pode se tornar complicada.

 A vigilância é necessária ao usar o ripper, onde o motorista deve monitorar a parte dianteira e traseira da máquina, ou ainda com um bulldozer de pneus que tem aderência menor que um bulldozer de rastos.

 Ações simples, como usar o cinto de segurança, colocar o capacete com redução de ruído (decibéis são importantes dentro da cabine) ou usar óculos escuros ao trabalhar em terrenos abertos são indispensáveis.


Os principais fabricantes de bulldozers


O fabricante de bulldozer mais emblemático é certamente a Caterpillar. 

Um fabricante de bulldozers de grandes dimensões, como a famosa Caterpillar D11 e fornecedora das forças armadas dos EUA, a Caterpillar hoje tem de uma reputação indiscutível.

Outras marcas se destacaram com modelos inovadores e ocupam hoje uma parte significativa do mercado, é a Liebherr que produz máquinas sempre mais eficientes, como a PR 766 e a Komatsu, grupo japonês que mais comercializou grande bulldozer do mundo, o D 575 pesando mais de 152 toneladas para uma potência de 1.150 cv. 

A New Holland, a Shantui, a Fiat e a Case são outros fabricantes de bulldozers e de máquinas que comprovaram sua confiabilidade.


Evolução e inovação técnica do bulldozer


Ao longo dos anos, as escavadeiras evoluíram significativamente e se beneficiaram do progresso tecnológico. 

Seus padrões de segurança foram revisados para melhor, bem como seu desempenho. 

Como muitos veículos, eles são hoje económicos em combustível, reduzindo seu impacto ambiental, tudo guardando sua potência incomparável.

O bulldozer é uma máquina complexa e muitas de suas características estão sujeitas à inovação. 

Assim, os rastos moldáveis já permitem uma aderência excepcional e os sistemas de cilindros hidráulicos são mais robustos do que nunca. 

As novas tecnologias também trazem um grande avanço com a automatização dos bulldozers, equipadas com sensores de inclinação, calculadora de inclinação e orientação, o trabalho pode ser realizado ao milímetro de exatidão, mais rápido e com uma eficiência impressionante.

Nós ainda estamos longe da robótica, mas quem sabe? 

Talvez amanhã nós veremos bulldozers e outras máquinas trabalhando de forma independente? 

Ainda é cedo para dizer, mas é certo que melhorias e inovações ainda estão por vir.





Sem comentários: