sábado, 27 de junho de 2020

A época balnear começa hoje na região Norte






Areais com maior lotação destacam-se ainda as praias da Rua 37 (4.300) e da Frente Azul (3.800) no concelho de Espinho

Além de arrancar mais tarde, a época balnear nas praias costeiras do Norte vai terminar mais cedo, a 30 de agosto, quando no ano passado se prolongou até 15 de setembro. Feitas as contas, os banhistas vão usufruir dos areais menos um mês do que em 2019.

Durante a época balnear deste ano, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos, segundo um decreto-lei aprovado pelo Governo.

Além do "distanciamento físico de segurança entre utentes no acesso e na utilização da praia e no banho no mar ou no rio", os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como "evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena".

Relativamente ao estado de ocupação das praias, vai existir "sinalética tipo semáforo", em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).

Segundo o Governo, a informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser "atualizada de forma contínua, em tempo real", designadamente na aplicação `InfoPraia´ e na página da internet da APA.





Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Espinho apoiam concessionários das praias

No âmbito da transferência de competências do Estado Central para as autarquias locais, o Município de Espinho assumiu competências na gestão das praias e, por esta via, das 12 concessões balneares do concelho, tendo em 2020 o licenciamento das praias passado para esta Autarquia.

Tendo em conta as consequências da pandemia COVID 19, designadamente a menor duração da época balnear e as restrições em vigor e num esforço de colaboração e apoio aos concessionários das praias de Espinho, a Câmara Municipal decidiu que o valor na ordem dos 7 mil euros referentes às ditas licenças não lhes seja cobrado nesta época balnear de 2020, a título excecional.

Este apoio, conjuntamente com o patrocínio da Junta de Freguesia de Espinho, que assumirá parcialmente os custos com os nadadores salvadores, representa um contributo na ordem dos 20 mil euros aos concessionários que este ano enfrentam sérias dificuldades para montar e assegurar a normalidade nas praias do concelho de Espinho, atentas as exigências que se colocam no atual quadro pandémico

Sem comentários: