segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ampliação de 4,7ME da Escola Sá Couto em Espinho arranca em julho



Ampliação de 4,7ME da Escola Sá Couto em Espinho arranca em julho


O auto de consignação para requalificação e ampliação da Escola EB 2,3 Sá Couto, em Espinho, vai ser assinado na quarta-feira para essa empreitada de 4,75 milhões de euros arrancar ainda "em julho", anunciou hoje a autarquia local.

Em causa está aquele estabelecimento de ensino de Espinho, no distrito de Aveiro, que é atualmente frequentado por 402 alunos do 2.º e 3.º ciclos, mas que, após os 545 dias de prazo para execução dos trabalhos, irá absorver mais 422 crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo da Escola N.º3 do mesmo concelho.

Joaquim Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, diz que o imóvel passará assim a funcionar como um centro escolar com ensino desde o jardim-de-infância até ao 9.º ano, adotando nessa altura a nova designação "Escola Básica Integrada Sá Couto".

Biblioteca, sala de informática, cantina, espaço polivalente, pavilhão gimnodesportivo e balneários de apoio são algumas das valências previstas na empreitada a executar pela construtora ABB - Alexandre Barbosa Borges S.A, que, mediante concurso público, ficou responsável pelo projeto financiado em 85% por fundos comunitários do programa Norte2020.

As obras vão decorrer em paralelo às aulas e Pinto Moreira acredita que, uma vez concluída a requalificação, a Escola Básica Integrada Sá Couto se apresentará como "uma estrutura moderna adequada às exigências do ensino contemporâneo", dando continuidade à estratégia de requalificação de todo o parque escolar do concelho de Espinho no período dos últimos 10 anos.


Após a transferência dos seus alunos para o novo centro educativo, a Escola N.º 3 será desativada e o presidente da Câmara antecipa que o mais provável será o imóvel ser disponibilizado à comunidade, assumindo funções "ao serviço de um projeto de interesse cívico".

Sem comentários: