domingo, 14 de junho de 2020

Exposição na Artlab24 - Enxertia Luís Troufa




#009CA I ENXERTIA I Luís TROUFA 113.06 - 18.07.2020 

o conjunto pictórico apresentado na ARTLAB24 integra, maioritariamente, obras de duas diferentes séries desenvolvidas desde 2018 até ao presente e que continuam em evolução, "Prima te " e "Grafting".

Em "Primate" experimenta-se a composição em formato díptico de dois motivos justapostos. Partes do rosto humano e partes do crânio de um primata.

Espera-se que a plasticidade de ambos os motivos, quando justapostos, encontrem o seu próprio caminho de significação, numa busca que se pretende manter aberta à interpretação. Para o pintor, a continuidade das espécies, em particular entre humano e animal, ensinada por Darwin, poderá ter alguma relevância nas escolhas do conjunto, mas nem ao próprio esta explicação oferece suficiente nitidez temática para ser esclarecedora.

A série mais recente, "Grafting", e que, numa tradução livre para o português, dá título à presente exposição, associa um motivo vegetal, a árvore, à omnipresença da figura.

A sombra projectada de uma árvore pode fragmentar a imagem da figura. Podemos reconstruir mentalmente esse vazio e é isso que tendemos a fazer naturalmente, completando o que está ausente, para que a imagem faça mais sentido. Mas de facto, e do ponto de vista do pintor, ali existe unicamente tinta escura, que segmenta o rosto humano. Nesse limiar informe a ilusão desaba e só a matéria da pintura manifesta as suas próprias ruminações.

Nas pinturas mais recentes desta série, a interação do elemento vegetal com a figura torna-se mais física. O contacto sob pressão da figura com o ramo de árvore gera uma nova modelação do rosto, que cede a essa pressão e, numa lógica "desfigurativa", se transforma, acomodando-se ao elemento vegetal. A pintura quer apreender essa deformidade adaptativa e reter a sua tensa expressividade.
Nestas representações os olhos aparecem fechados, como num convite à introspecção.

Perpassa, na globalidade destas obras uma constante: a representação humana, em conjugação com um segundo motivo que serve de catalisador para a exploração visual e a especulação plástica sobre o humano.

LT 

Junho de 2020 

Luís TROUFA 

Nasceu em Matosinhos, Porto, em Maio de 1971.

Vive em Viana do Castelo. Professor de Artes Visuais. Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Licenciatura em Artes-Plásticas _ Pintura, pela mesma faculdade.
Artista que tem vindo a desenvolver trabalho no campo da pintura, do desenho e do vídeo.

www.luistroufa.com

www.facebook.com/luistroufa

www.instagram.com/luis troufa




Sem comentários: