quarta-feira, 17 de junho de 2020

O Comboio Vouguinha em circulação composição sem graffitis











Série 9630 da CP

A Série 9630, também conhecida como Vouguinha, é um tipo de automotora, utilizada pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses na Linha do Vouga e no Ramal de Aveiro, em Portugal.

Foram construídas na fábrica da Amadora da empresa Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, tendo entrado ao serviço em Setembro de 1991, para reforçar os serviços na Linha da Póvoa. Vieram, desde logo, preparadas para adaptação a tracção eléctrica, devido ao facto de, nesta época, existir um projecto de electrificação desta linha.

Em 2002, data em que a Linha da Póvoa encerrou para obras de adaptação ao Metro do Porto, esta unidades foram destacadas para a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro, substituindo as automotoras da Série 9300.

Caracterização

Cada automotora desta série é formada por dois veículos acoplados, sendo um motorizado, e o outro, rebocado. Uma das distinções desta série, em relação às outras automotoras da sua geração a circularem em Portugal, era o número de circuitos electrónicos presentes, destacando-se o sistema informático, para a regulação da marcha

Ficha técnica

Características de exploração

Ano de entrada ao serviço: 1991

Número de automotoras: 7 (9631 – 9637)

Dados gerais

Construtores: Sorefame / Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles

Bitola de Via: 1000 mm

Tipo de composição: Unidade Dupla a Diesel (motora + reboque)

Tipo de tracção: Gasóleo (diesel)

Transmissão

Fabricante: ABB / Henschel

Motores de tracção

Potência: 434 CV

Características de funcionamento

Velocidade máxima: 90 km/h

Sem comentários: