terça-feira, 6 de outubro de 2020

Espinho Surf Destination 2020 - Arrancou hoje a decisão dos títulos europeus de surf júnior


Arrancou hoje a decisão dos títulos europeus de surf júnior


 

Com ondas incríveis, de 1m a 1,5m, teve hoje início o Junior Pro Espinho, na Praia da Baía. O único evento europeu de surf júnior em 2020 vai definir os títulos desta categoria do surf profissional, emprestando à sétima edição do Espinho Surf Destination uma importância acrescida.

Respeitando todas as normas de segurança em tempo de pandemia, o evento teve direito a um pórtico desinfectante para análise de temperatura e higienização de todos os intervenientes, colocado à entrada da área de prova, uma novidade em eventos nacionais, cortesia da PortCov.

O primeiro dia, totalmente dedicado à prova feminina, teve início pelas 9h, com a primeira fase na água, a aproveitar as condições de gala que a tempestade Alex proporcionou. Destaque para a canária Lucia Machado, vice-campeã em 2019, para a francesa Juliette Lacome, para a alemã Rachel Presti, para as portuguesas Carolina Santos e Francisca Veselko e para a muito jovem basca Janire Etxabarri, que fez o maior somatório e a melhor onda da prova – 16,93 e 8,93, respectivamente.

“As ondas estavam incríveis,” afirmou Etxabarri, de 15 anos. 

“Acho que nunca tinha feito um campeonato com ondas tão boas, por isso foi só desfrutar e soltar o meu surf. Correu bem e espero que continue assim,” concluiu.

E continuou, uma vez que Janire voltou a fazer o maior somatório da segunda fase, disputada ao início da tarde, ainda com boas condições, embora com ondas ligeiramente mais pequenas. 

A melhor onda desta fase foi para Lucia Machado que, na mesma bateria, conseguiu o apuramento para os quartos de final, no último minuto.

Destaque ainda para a francesa Juliette Lacome, que também voltou a mostrar bom nível de surf, levando Carolina Santos consigo para os quartos de final. Carolina, que em 2019 alcançou o terceiro lugar nesta prova, é agora a única representante portuguesa nesta fase.

“Gostava muito de repetir ou melhorar o resultado alcançado aqui em 2019,” afirmou a jovem surfista de Peniche. “As condições estavam mesmo muito boas hoje, por isso fiquei tão motivada e pronta para os próximos dias,” afirmou ainda.

Assim, das sete surfistas portuguesas em prova, quatro ficaram-se logo pela primeira fase (Maria Leonor Silva, Maria Chaves, Benedita Teixeira e Beatriz Carvalho), enquanto Francisca Veselko e Gabriela Dinis, que tinham feito uma dupla de sucesso no primeiro round, acabaram por perder no segundo, em 13º lugar ex-aequo.

O Junior Pro Espinho regressa amanhã, a partir das 8h30m, para o arranque da prova masculina, podendo acompanhar tudo através do site oficial da World Surf League, em 










Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)
Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)




Alicia Takahashi Delgado (ESP)
Alicia Takahashi Delgado (ESP)










 




















Juliette Lacome (FRA)





























Lucia Machado (CNY) 


























Rachel Presti (DEU)



Sem comentários: