Exposição "Rostos da República"
Museu Municipal de Espinho / Junta de Freguesia de Espinho
Entre os dias 6 e 31 de Outubro, nos dias úteis das 10H às 12H e das 14H às 16H, estarão patentes na Galeria da Junta de Freguesia de Espinho as exposições alusivas à República, sob o tema “Rostos da República”.
Trata-se de uma exposição produzida pelo Museu Municipal de Espinho para as comemorações do centenário da implantação da República, em 2010.
O facto de se trabalhar biografias ligadas, de alguma forma, ao regime político que vigorou em Portugal entre Outubro de 1910 e maio de 1926, partiu da ideia de que se poderia tentar fazer a história da primeira fase da república portuguesa com base na vida e obra dos seus interventivos protagonistas.
Como refere o historiador Marc Bloch "a História é o estudo do homem no tempo e no espaço".
Assim, e partindo dessa premissa, estudamos as ações e transformações sociopolíticas encetadas por um conjunto de personalidades masculinas e femininas que atravessaram o tempo curto e o espaço geográfico e político da designada Primeira República, ou daqueles e daquelas que não tendo vivido esse período, para ele contribuíram com o seu pensamento e ação.
Patente no Junta de Freguesia de Espinho e no Museu Municipal até ao final do mês de Outubro.
Foi inaugurada no passado dia 5 de outubro a exposição "Rostos da República".
Trata- se de uma exposição produzida pelo Museu Municipal de Espinho em 2010 para as comemorações do centenário da República portuguesa.
São 50 painéis de grandes figuras da Primeira República, incluindo várias personalidades do concelho de Espinho, em exposição na galeria da Junta de Freguesia de Espinho e no Museu Municipal para ver até ao final do mês de Outubro.
A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Pinto Moreira e do Presidente da Junta de Freguesia, Vasco Alves Ribeiro.
Esta exposição também marcou a reabertura da Galeria da Junta de Freguesia de Espinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário