Mercado do Bolhão vai abrir com muitas novidades mas com a “alma” de sempre
FONTE JN |
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Cave logística é a grande novidade
Durante a visita guiada foram reveladas as grandes novidades em termos arquitetónicos e de toda a operação logística do Mercado do Bolhão. Sobre esta, e tal como anunciou a vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, no mercado vão existir 81 bancas, das quais 59 são pertença de comerciantes históricos. Na galeria, dos 10 restaurantes, sete serão novos.
Já na parte exterior, haverá 38 lojas, das quais 26 são de comerciantes históricos do Bolhão.
Há também mais oferta de produtos, uma vez que, segundo Cátia Meirinhos, os comerciantes "estavam restringidos a uma licença".
"Foi feito um trabalho a nível de alargamento desses produtos e de 22 categorias, para cada um poder ter a sua oferta alargada, ficando disponíveis quase 4.500 produtos", sublinhou.
A gestão da empreitada foi assegurada pela GO Porto e correspondeu a um investimento municipal superior a 22,3 milhões de euros.
A empresa municipal ficará também com a gestão do mercado, quando o equipamento reabrir, a 15 de setembro.
A principal novidade recai sobre a cave logística, que, no subsolo, ocupa todo o miolo do edifício com câmaras frigoríficas, armazéns, produção de gelo e um espaço destinado às cargas e descargas.
Contempla ainda uma zona de balneários e outra de separação e tratamento dos resíduos.
“Uma cave feita sem ocupação de espaço público”, assinalou o arquiteto Nuno Valentim.
“Os visitantes vão focar surpreendidos”
Em termos arquitetónicos, o autor do projeto realçou “a grande abertura e acessibilidade que o mercado ganhou em relação à cidade, não só pela ligação ao metro, pela nova ponte de passagem sobre as bancas dos comerciantes e com ligação direta entre as ruas de Sá de Bandeira e Alexandre Braga, mas também pela acessibilidade em geral, através dos elevadores, que não existiam”.
Acessibilidade facilitada a pessoas com mobilidade reduzida, as novas coberturas das bancas, ou a manutenção do criptopórtico do viaduto de Sá da Bandeira, visível num dos cantos do mercado e datado da primeira metade do século XIX, são outras das grandes novidades do Mercado do Bolhão.
Edifício histórico, duplamente classificado, pela sua arquitetura mas também pela sua atividade, o projeto de recuperação do mercado teve, nas palavras de Nuno Valentim, uma única preocupação:
“A transformação na continuidade, uma atualização, modernização sem deixar de reconhecer a alma da cidade que é o Bolhão”.
“Os visitantes vão ficar surpreendidos com a qualidade original, identitária que o Bolhão sempre teve e que estava encoberta.
O projeto ajudou a destapar e a ler esses valores.
Por exemplo, o do perímetro da praça original do mercado, a cobertura em ardósia, que tinha desaparecido, o voltar a ter uma relação com os vendedores e os produtos”, acrescentou.
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