Conheça as soluções adequadas para viajar em segurança
O transporte de bicicletas nos automóveis tem regras que devem ser cumpridas, pela segurança de todos.
Se não passa sem a sua bicicleta
Soluções para o transporte de bicicletas
Antes de decidir qual a melhor forma de transportar a sua bicicleta, lembre-se de que a mesma não deve pôr a sua segurança em risco.
Por isso, não pode ser um impedimento para o seu campo de visão.
A forma mais simples de transportar bicicletas num automóvel é colocá-las no interior do habitáculo.
Se se tratar de uma bicicleta de criança, basta pô-la na bagageira do carro, mas bicicletas de maior dimensão exigem outros cuidados
1. No interior do habitáculo
Por vezes é necessário rebater os bancos traseiros para transportar bicicletas de maior dimensão.
Nestes casos, tenha atenção à corrente da bicicleta que deve ficar virada para cima, de modo a evitar danos, assim como à roda da frente, que deve ficar bem encostada às costas dos bancos dianteiros, por motivos de segurança.
Para evitar sujar o carro com o óleo da corrente ou com sujidade da bicicleta, tapá-la com um cobertor ou lençol pode ajudar.
Mas nem todos os automóveis têm a dimensão necessária para que se consiga colocar a bicicleta no habitáculo. Se for o caso, pode retirar a roda da frente ou mesmo as duas — algo relativamente simples de se fazer nas bicicletas atuais.
Desvantagens:
Não permite levar outro tipo de bagagem ou passageiros.
2. No tejadilho
É uma boa solução para quem não pretende sujar o interior ou não tiver muito espaço no habitáculo.
No tejadilho, as bicicletas são transportadas de forma segura e estável.
Além disso, tem a vantagem de não ficar com a bicicleta danificada, em caso de toque traseiro no carro, como acontece com o suporte de bagageira.
Apesar de o tejadilho ser a forma de transporte de bicicletas com menos regras associadas, também as tem:
- Limite de comprimento: 0,55 metros para a frente e 0,45 metros para a retaguarda dos pontos extremos do veículo.
- Limite de largura: a do automóvel.
- Limite de altura: não pode exceder os 4 metros.
Desvantagens:
Não ser fácil erguer a bicicleta para cima do tejadilho e fixá-la no suporte.
O condutor não se pode esquecer que o automóvel com as bicicletas ganha dimensões superiores em altura, o que pode interferir com determinadas passagens — por exemplo, em estacionamentos fechados.
A resistência aerodinâmica aumenta, bem como o consumo de combustível
3. No suporte de bagageira
Estes suportes têm a vantagem de serem menos caros do que outros sistemas e de se adaptarem a vários modelos de automóvel.
Podem ser transportadas até quatro bicicletas, dependendo, dos modelos de suporte.
Também esta forma de transporte de bicicletas nos automóveis tem regras previstas na lei:
- As bicicletas não podem ultrapassar a largura dos espelhos laterais (ou caso ultrapassem, é necessária uma autorização específica, renovada anualmente).
- Luzes e matrícula têm de estar desobstruídas.
- Em conjunto, as montadas no suporte não podem exceder os 45 centímetros do comprimento total do carro.
Desvantagens:
Caso haja um toque traseiro, as bicicletas podem ficar danificadas.
A pintura do carro pode ficar danificada.
Os suportes podem dificultar ou impossibilitar a abertura da bagageira.
4. No suporte de bola de reboque
Também designado por unidade técnica de extensão de carga, este tipo de suporte, por não conter rodas, não é considerado um reboque, ainda que possa ter semelhanças.
Contudo, esta forma de transporte de bicicletas implica umas quantas regras:
- A bola de reboque tem de estar averbada no Documento Único Automóvel, ser homologada com indicação da carga suspensa suportável, ser removível e permitir o funcionamento das luzes de marcha-atrás presentes no suporte.
- As bicicletas não podem exceder a largura do automóvel (ou caso ultrapassem, é necessária uma autorização específica, renovada anualmente) e não podem ficar mais do que 45 centímetros de comprimento para lá da unidade técnica de extensão de carga homologada (com luzes e matrícula incorporadas).
- Na apólice do seguro do carro é necessário incluir um atrelado abaixo dos 400 kg.
Desvantagens:
Este sistema é mais caro do que os restantes.
Caso as bicicletas não estejam bem protegidas, estão sujeitas a roubo.
Se houver um toque na traseira do automóvel por outro veículo, as bicicletas podem ficar danificadas.
Alguns destes sistemas não permitem a abertura da bagageira e podem ser pesados.
Sem comentários:
Enviar um comentário