sábado, 21 de março de 2020

Aparelho permite que ladrão ligue carro sem chave

Dispositivo replica o sinal do controle remoto do veículo.

Técnicos conseguiram abrir portas e dar partida em 18 modelos; veja teste





Investigadores dos Estados Unidos conseguiram abrir e dar a partida em 18 modelos de carros usando um aparelho eletrônico: 

O instituto decidiu testar um dispositivo criado especialmente para demonstrar a vulnerabilidade de veículos com partida sem chave ("keyless") depois que ladrões foram filmados usando algum tipo de aparelho que simulava o controle remoto dos carros.

Um teste semelhante foi feito no começo do ano associação alemã de automóveis (Adac).

Como funciona
O experimento do NICB usou, na verdade, dois dispositivos que funcionam quase simultaneamente. O primeiro capta o sinal do controle remoto do carro, quando o objeto é deixado no veículo ou o dono está com ele por perto.

Ele envia esse sinal a um segundo dispositivo que é acionado e "engana" o carro, que "pensa" que está recebendo o sinal do controle remoto.

Nos modelos cujo motor pode ser ligado por um botão, o código replicado também permite a ignição porque o sistema entende que o controle remoto está por perto -- condição para que a partida sem chave ocorra.

O aparelho usado nos testes foi obtido com um especialista em segurança e fabricado por uma empresa de fora dos EUA, com intuito de ajudar no combate ao roubo de veículos, diz o NICB.

Resultados

Ele foi testado em 35 modelos diferentes

Em 12 deles, o dispositivo também conseguiu religar o motor após um tempo rodando.

O instituto não divulgou quais modelos são vulneráveis. O jornal "Los Angeles Times", citando o diretor de comunicação do NICB, Roger Morris, disse que na lista estão Ford Edge 2015, Volkswagen Jetta Hybrid 2013 e Toyota Camry 2017. As montadoras não comentaram.

“Agora sabemos por nós mesmos que esses aparelhos funcionam. Talvez não em todos os modelos, mas em um grande número de carros que podem ser alvos de ladrões, que podem roubá-los com relativa facilidade", disse Joe Wehrle, presidente do NICB. "A parte mais assustadora é que, a menos que o crime seja filmado por câmeras de seguranã, não há como o proprietário nem a polícia saberem o que aconteceu."

Dicas para prevenir roubos sem chave

No entanto, as marcas estão a trabalhar ativamente no desenvolvimento de soluções que permitam robustecer a segurança destes sistemas. A ADAC recomenda que o sistema seja desativado para que este método seja impossível de concretizar, mesmo que perca o conforto oferecido pela entrada e ignição sem chave. Outra recomendação passa pela aquisição de uma caixa metálica ou bolsa capaz de bloquear a passagem do sinal da chave.


Sem comentários: