terça-feira, 17 de novembro de 2020

Município de Espinho implementa novas medidas de apoio ao comércio local

 

Município de Espinho implementa novas medidas de apoio ao comércio local 


Câmara Municipal vai implementar um conjunto de incentivos ao consumidor para fazer as suas compras nos estabelecimentos da cidade


O agravamento da crise sanitária provocada pela segunda vaga da pandemia está a criar um forte impacto em toda a economia.


A iluminação de Natal e o Programa "Espinho Cidade Encantada " constituem alavancas para a dinamização da economia local nesta quadra.


Face ao quadro económico e às dificuldades que atravessa o comércio tradicional, a Câmara Municipal vai implementar um conjunto de incentivos ao consumidor para fazer as suas  compras nos estabelecimentos da cidade.

1. Atribuição de Vouchers como estímulo para as compras no comércio local, agora mais do que nunca, uma opção mais segura, mais próxima e com atendimento personalizado.

2. Apoio ao comércio ON LINE, através de uma parceria com os CTT para entregas de encomendas ao domicílio.

3. Redução da taxa fixa de consumo de água, saneamento e RSU em 50% até 31 de janeiro de 2021, para estabelecimentos e empresas que obedeçam aos critérios já sinalizados pelo governo, de acordo com os CAE`s.

4. Isenção de taxas de licenciamento de esplanadas até ao final do próximo ano, desde que estejam devidamente licenciadas pelas entidades competentes.

Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho considera que "os comerciantes de Espinho são um dos pilares da economia local do concelho. 

E, por eles, tomamos medidas num momento e numa circunstância que se justifica mais do que nunca a necessidade desse apoio”.




























Espinho sorteia vales e agiliza encomendas para apoiar comércio tradicional



O município de Espinho vai promover um sorteio de vales de compras para incentivar as vendas no comércio local, num apoio de 20 mil euros, e agilizar as entregas por correio de encomendas online, revelou hoje a autarquia.

As duas medidas foram anunciadas pelo presidente desta autarquia do distrito de Aveiro, que assim pretende combater o "forte impacto negativo" que a segunda vaga da pandemia de covid-19 está a ter em toda a economia e que é particularmente evidente em Espinho, dada a quantidade de obras de requalificação urbana também em curso nessa cidade.

"Os comerciantes são um dos pilares da economia do nosso concelho e foi para os ajudar que tomámos estas medidas, num momento e numa circunstância que justifica mais do que nunca a necessidade desse apoio", disse Joaquim Pinto Moreira à Lusa.

No caso do sorteio de vales de oferta para compras, a iniciativa arranca no dia 25 e está aberta a todos os comerciantes - de lojas, restaurantes e serviços - que desejem associar-se à campanha.

Para tal, os comerciantes devem comprometer-se a atribuir aos respetivos clientes um talão por cada 20 euros em aquisições no seu estabelecimento.

Esses cupões deverão, depois, até 06 de janeiro, ser depositados pelo comprador numa tômbola a instalar na Loja Interativa de Turismo de Espinho.

Dois dias mais tarde realizar-se-á o sorteio, que prevê a distribuição de 127 vales de oferta com valores individuais de 20 até 1.000 euros.

Segundo Pinto Moreira, tal "representa um apoio global na ordem dos 20.000 euros e envolve verbas integralmente suportadas pela Câmara Municipal".

Já no que se refere ao comércio sem transações presenciais, a autarquia liderada pelo PSD estabeleceu com os CTT uma parceria que assegura que as entregas a clientes do concelho de Espinho serão feitas no prazo máximo de duas horas.

O objetivo é facilitar "as compras nas lojas do comércio local, através de uma aplicação telefónica que permite ao cliente fazer o pagamento à distância e solicitar a entrega em casa pelos correios".

Na prática, os comerciantes interessados terão acesso a uma plataforma onde podem exibir os produtos disponíveis para entrega postal.

O consumidor seleciona o que lhe interessa, faz o pagamento e solicita a entrega numa morada à sua escolha.

A vantagem introduzida pela Câmara é que, no caso dos clientes com endereço nos 21,4 quilómetros quadrados do concelho de Espinho, a encomenda será entregue mais rapidamente, no prazo de 120 minutos.

Pinto Moreira realça, contudo, que "esse serviço só está disponível para lojas e não se aplica a restauração".

Além dessas medidas, o autarca social-democrata anunciou ainda que, até 31 de janeiro, terá em vigor uma redução de 50% na taxa fixa de consumo de água, saneamento e resíduos "para estabelecimentos e empresas que obedeçam aos critérios já sinalizados pelo Governo, de acordo com os respetivos códigos CAE [classificação de atividade económica]".

Prevê-se, ainda, "a isenção de taxas de licenciamento de esplanadas até ao final do próximo ano, desde que essas estejam devidamente autorizadas pelas entidades competentes".

FONTE  Lusa/Fim

Sem comentários: