sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Polis adjudicou obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Ovar e Espinho

 


Polis adjudicou obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Ovar e Espinho


A Polis Litoral Ria de Aveiro revelou hoje que adjudicou por quase 777.000 euros a criação de percursos na Pateira de Fermentelos e a valorização dos espaços de acolhimento aos visitantes da zona lagunar de Ovar e Espinho.


Segundo a sociedade que gere as obras relativas a territórios lagunares partilhados por diferentes municípios do distrito de Aveiro, as duas intervenções têm financiamento dessa mesma estrutura, mas no caso do território que no concelho de Ovar é conhecido como Barrinha de Esmoriz e no município contíguo de Espinho se designa Lagoa de Paramos a empreitada também envolve verbas da Câmara de Espinho e da AdRA - Águas da Região de Aveiro.

No caso concreto dessa obra para Espinho e Ovar, a empreitada visa a valorização dos espaços de acolhimento e receção aos visitantes, o que custará 147.799,65 euros e está a cargo da empresa Carmo Estruturas em Madeira, S.A..

A empreitada tem um prazo de execução de dois meses e abrange sobretudo a melhoria dos acessos de entrada aos passadiços que ligam os dois concelhos, a criação de pontos de estacionamento ordenado nessas zonas, a implementação de áreas de estadia e descanso ao longo do percurso, e o reforço do seu mobiliário urbano.


A requalificação a operar na Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos abrange ainda o arranjo da entrada pelo lado de Espinho, junto ao Aeroclube da Costa Verde, para "melhorar as condições de acesso viário e dotar o espaço público de circulação pedonal".


Já no extremo de Ovar, a obra incidirá sobre três entradas, sendo que a situada mais a sul se pretende tornar apta a "acolher grupos até 25 pessoas" e a localizada a nascente passará a dispor de uma ligação condigna à estação ferroviária de Esmoriz.



Quanto à Pateira de Fermentelos, que abrange terrenos dos concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro, a adjudicação atual vem substituir uma empreitada anterior cujo contrato, segundo a Polis Litoral, "foi resolvido em agosto de 2020".

A intervenção destinada a criar percursos pedonais e cicláveis nessa zona foi adjudicada à empresa Calaveiras - Unipessoal Lda., tem um custo de 628.842 euros e espera-se concluída em cinco meses.


O objetivo é promover a continuidade do percurso enquanto espaço apto à circulação de peões e ciclistas, dotando o circuito de "espaços para estadia, atividades lúdicas e contemplação"

. Pretende-se também facilitar o apoio à pesca, preservar sistemas naturais existentes e ordenar e recuperar espaços que, embora adjacentes, se apresentam "descaracterizados sob o ponto de vista ambiental".

No que se refere especificamente à secção em território de Aveiro, a obra tem uma extensão de cerca de 800 metros e permitirá "a ligação entre os parques de Requeixo e do Carregal".

Em Oliveira do Bairro, por sua vez, a empreitada abrange aproximadamente três quilómetros entre o Parque da Lagoa e o Parque do Carreiro Velho, "desenvolvendo-se a partir daí pelos campos de arrozais".


FONTE  Lusa/Fim





Sem comentários: