Direito autoral ou direito de autor
AVISO
sábado, 29 de abril de 2023
Operação Vórtex - Ex-vereador da Câmara de Espinho e mais três arguidos acusados de prevaricação
Ex-vereador da Câmara de Espinho e mais três arguidos acusados de prevaricação
O Ministério Público acusou um ex-vereador da Câmara de Espinho e mais três arguidos por suspeita de terem beneficiado uma empresa e a sua legal representante, num caso relacionado com a ocupação de lugares de estacionamento na via pública.
quinta-feira, 27 de abril de 2023
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Explosões na construção da linha Rosa do metro
Explosões vão fechar Largo Ferreira da Lapa, no Porto
As obras de construção da linha Rosa do metro vão obrigar a fechar ao trânsito e a peões o Largo de Ferreira Lapa, no Porto, entre as 10.30 e as 10.45 horas de amanhã.
Em causa está a necessidade de recurso a explosivos para a construção de um dos três poços de emergência e ventilação do traçado, precisamente no Largo de Ferreira Lapa
Durante o referido período, será estabelecido o sentido único de trânsito norte-sul na Rua do Bom Sucesso, no troço compreendido entre o Largo de Ferreira Lapa e a Rua de S. Paulo.
Em causa está a necessidade de recurso a explosivos para a construção de um dos três poços de emergência e ventilação do traçado, precisamente no Largo Ferreira da Lapa.
"Durante o período de preparação e de concretização do disparo, o terminal do Bom Sucesso estará inacessível, pelo que as linhas da STCP com fim de linha nesse equipamento serão desviadas para a Rua de S. Paulo.
Quanto às linhas que atravessam o Largo de Ferreira Lapa com paragem no lado sul, serão desviadas para a Rua de Júlio Dinis", explica a Câmara do Porto, assinalando que todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia.
"Os trabalhos estão devidamente autorizados pelas entidades competentes, dispõem da respetiva Licença Especial de Ruído e serão precedidos por breves avisos sonoros de alerta, o que significa que o impacto é pontual e reduzido.
Na via pública, será montado um perímetro, com acompanhamento policial, para assegurar o distanciamento necessário", acrescenta o Município.
Fonte JN
Fonte JN |
terça-feira, 25 de abril de 2023
Revolução de 25 de Abril de 1974
Revolução de 25 de Abril de 1974
Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926.
Às primeiras horas da manhã, militares de vários ramos, ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o objetivo de derrubar o regime do Estado Novo.
Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores.
A zona dos ministérios, órgãos de comunicação e outros locais considerados sensíveis foram subjugados pelos militares sublevados.
A reação do regime foi lenta e ineficaz.
O presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, refugiou-se no Quartel do Carmo, de onde saiu sob escolta militar do capitão Salgueiro Maia, em direção ao exílio. Nas horas seguintes foi criada a Junta de Salvação Nacional.
Concerto "Revolução de 25 de abril de 1974 " pela Banda União Musical Paramense
Comissão Comemorativa dos 50 Anos 25 de Abril