quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ReCaFe - Reabilitação da via-férrea começa a entrar no papel


Reabilitação da via-férrea começa a entrar no papel

 

Quem vencer o concurso com projecto para a área à superfície da linha do comboio ganha 20 mil euros


  A Câmara de Espinho já lançou o concurso público, no âmbito da União Europeia, para a elaboração do projecto de equipamentos e arranjos exteriores da área que ficará liberta à superfície na sequência do rebaixamento da linha-férrea no centro da cidade.

 As propostas terão de ser entregues até ao próximo dia 3 de Março e o vencedor, além de lhe ser adjudicada a elaboração do projecto, ganhará um prémio de vinte mil euros. 

O segundo e o terceiro premiados receberão, respectivamente, 15 mil e dez mil euros, havendo ainda a possibilidade de serem atribuídas duas menções honrosas no valor unitário de 2,5 mil euros. Motivos que, segundo o vice-presidente da Câmara, Rolando de Sousa, deverão tornar o concurso aliciante.

 Atendendo ao regulamento, acessível no site da Câmara ( www.cm-espinho.pt ), já se podem antever alguns dos contornos do que irá aparecer na área liberta.

Assim, está prevista a criação de uma via de dois sentidos, paralela à linha-férrea, no prolongamento da Rua 8, desde a Rua 13 até à saída norte da cidade, com estacionamento lateral, assim como o prolongamento da dita Rua 8, desta feita para sul, entre as ruas 37 e do Golfe. 

Quanto à ligação viária entre as zonas Nascente e Poente da cidade, ela será assegurada nas ruas 15, 23, 31, 33, 35 e 37. 

No enfiamento da Rua 5, a norte da boca do túnel, será construída uma passagem superior para peões, com escadas e elevadores. 

O futuro projecto contará ainda com a ampliação do parque de estacionamento exterior existente a norte, bem como com a ocupação em subsolo da área nascente adjacente ao túnel, entre as ruas 15 e 23 e entre as ruas 27 e 33, destinadas a parques de estacionamento com possíveis ligações pedonais à nova estação.

 Estes parques, que terão dois níveis subterrâneos, caso as condições naturais a isso sejam favoráveis, poderão vir a ser concessionados posteriormente em concursos de concessão/construção.

 Entre vários outros aspectos, poderá ainda contar-se com a criação de equipamentos de apoio a actividades lúdicas e a construção de um cais de embarque para veículos particulares, táxis e transportes públicos a sul da estação.





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