Direito autoral ou direito de autor
AVISO
quinta-feira, 31 de julho de 2008
sexta-feira, 18 de julho de 2008
... Obras de construção do túnel ferroviário, que terminaram recentemente
Transeuntes sem direitos!
O litoral espinhense anda todo em reboliço derivado às obras de construção do túnel ferroviário, que terminaram recentemente.
Falta agora urbanizar e arborizar todo o vasto perímetro à superfície que está agora vedado.
Entretanto, uma obra complexa como a que se desenvolveu não desculpa o virar costas a problemas estruturais nas restantes ruas e avenidas, destacando-se a falta de passadeiras para garantir aos transeuntes alguma segurança.
Saliente-se que nesta quadra de veraneio, Espinho duplica de população, fenómeno que acontece em toda o litoral.
O trânsito continua caótico nessa faixa e o policiamento de presença também não é visto por lá.
Os vendedores-ambulantes, enxameiam a avenida marginal.
Na Avenida 8, onde agora, temporariamente, circulam automóveis, o que se torna num novo perigo para os transeuntes, já que junto ao Hotel Mar Azul, com esplanadas de restauranção e uma viela para circular, ou passam peões ou carros.
Em simultâneo é que não há hipóteses e ninguém constata a anomalia.
Por sua vez, comer numa esplanada junto à viela onde transitam e levantam poeira automóveis, merece reparo junto da ASAE. E a culpa vai direitinha para quem autorizou a circulação, num espaço que antes era pedonal!
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Inag lança concurso para obras de defesa costeira
O Instituto da Água lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação dos esporões Norte e Sul de Espinho. O preço base do concurso é de 3 milhões de euros e o prazo de execução é de nove meses a contar da data de adjudicação.
O presente contrato enquadra-se no Quadro de referência Estratégico Nacional (QREN).
A empreitada inclui a reabilitação dos esporões Norte e Sul de Espinho, dos dois pequenos esporões de guiamento da foz do rio Largo, situado mediatamente a Norte da cidade de Espinho, e do pequeno esporão, localizado entre os esporões Norte e Sul de Espinho.
Terão de ser reabilitadas e repostas as várias camadas que constituem a estrutura das obras de defesa costeira em causa, bem como a colocação de tetrápodos de 30 toneladas nas cabeças de rotação dos esporões e a colocação de betão no coroamento destes.
Será escolhida a proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta a garantia de boa execução (70 por cento) e as condições mais vantajosas de preço (30 por cento).
sábado, 12 de julho de 2008
Enterramento Linha Férrea
Estação derrubada, enterramento da linha férrea em velocidade cruzeiro
O enterramento da linha férrea em Espinho está num ponto sem retorno.
Com a chegada da tuneladora alemã à obra, os problemas geológicos foram resolvidos e um novo período na vida da linha férrea foi iniciado.
A demolição da estação de comboios na última segunda-feira foi um marco simbólico para a cidade, que ainda aguenta com as dificuldades do enterramento.
O fecho do campo de futebol do clube do Rio Largo e a preparação da demolição do pontão vão ser os passos seguintes que o enterramento vai tomar.
O JPN recupera a reportagem televisiva “Espinho encalhado com a ‘obra do século’”, realizada anteriormente à chegada da máquina alemã, em que se retratam as implicações negativas da obra para a cidade, que, apesar de tudo, augura um efeito positivo para o concelho.