terça-feira, 28 de julho de 2009

Feirantes ao sol e com dificuldades nos acessos

  


Venda de fruta e de legumes no mercado semanal em novo local mas ainda com falta de sombra

 

 

gazeta de espinho feiraA mudança dos vendedores de frutas e legumes da feira de Espinho para um novo local, deu-se, ontem, segunda-feira, sem incidentes, mas cedo ouviram-se críticas sobre a falta de sombra e as dificuldades nos acessos aos postos de venda.

O novo espaço de venda de frutas e legumes da feira de Espinho, entre as ruas 29 e 31, está bonito de se ver. 

Dispostos em quarteirões, os postos de venda dão uma imagem de organização e qualidade e a inexistência de covas e cordas atravessadas é mais-valia.

A mudança deu-se ontem, sem incidentes, mas, para os feirantes, ainda muito há fazer, nomeadamente deixar crescer as árvores para que haja sombra e os produtos não se arrisquem a ficar estragados ainda antes da hora do almoço em dias de sol . 

Há que também esperar que a Câmara encontre uma melhor solução para os acessos aos postos de venda para as descargas dos produtos.

Sabendo de antemão que o mais difícil seria montar as novas barracas e colocar em exposição os produtos a tempo de, logo às primeiras horas da manhã, estar tudo pronto para atender os clientes madrugadores, a maioria dos feirantes começou o trabalho anteontem à tarde.

No caso de Fátima Bastos, além da barraca, até a fruta pernoitou na feira. 

"Deixamos tudo tapado, para ninguém roubar nada. 

Foi a solução que encontramos para evitar os engarrafamentos de hoje (ontem) de madrugada", disse.

É que, dado haver apenas um corredor central por onde podem passar os veículos dos feirantes, estes têm de ser muito rápidos na descarga e transporte dos caixotes com produtos para os postos de venda, isto para que não haja discussão. 

Basta um veículo ali parado, para mais nenhum outro passar.

"Já alertamos a Câmara para a necessidade de melhorar os acessos, que neste momento é o maior problema, e penso que se encontrará uma solução na medida em que o diálogo que temos mantido com a Autarquia tem sido positivo", explicou Joaquim Pereira, da Associação de Feirantes do Distrito do Porto que ontem esteve no local a acompanhar a mudança.

 "É o primeiro dia, as pessoas ainda estão a habituar-se", notou.

A ambientar-se com a mudança estavam também vários clientes. 

"Costumo comprar sempre à mesma pessoa, mas ainda não consegui encontrá-la. Se não conseguir, acabarei por comprar a outra" queixou-se Rosa Félix.

Sem comentários: