quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bairro Piscatório vai ter novo rosto

 





Bairro Piscatório vai ter novo rosto




Cumprindo o que havia sido apresentado e prometido (ainda em campanha eleitoral) o executivo municipal presidido por Pinto Moreira aprovou na última reunião de Câmara o projecto de Requalificação Urbana que será desenvolvido no Bairro Piscatório.


Tal como já tinha referenciado Pinto Moreira assume que pretende "um Bairro Piscatório onde a qualidade de vida seja uma realidade! 

Um espaço digno, para gente digna, que também merece qualidade e asseio urbanísticos. 

Não queremos fomentar a negativa distinção que outros fizeram, nem queremos diferenciar os que vivem no Bairro Piscatório daqueles que vivem no centro. 

Todos são Espinhenses!”.

A proposta agora apresentada e aprovada "foi pensada e reflectida, tendo em conta as condicionantes e potencialidades da área de intervenção e da relação deste espaço com a sua envolvente; assim, surge uma proposta abraçada por uma malha urbana consolidada, onde podemos observar diferentes elementos marcantes desta paisagem, como – a praia a Poente, a linha de caminho-de-ferro a Nascente, a ribeira de Silvalde a Norte e o campo de golfe a Sul”.

O documento aprovado lembra ainda que o Bairro Piscatório "apresenta deficiências ao nível das infra-estruturas, pavimentos e espaços públicos derivadas do envelhecimento natural dos materiais e da falta de manutenção. 

Aliado a esta necessidade entende-se dever adequar a solução proposta às mais recentes políticas de mobilidade, ambientais e gestão de energia”.

Já no capítulo da intervenção, pretende-se que a mesma dote o "este território de uma nova identidade através reestruturação dos arruamentos existentes e melhoria das acessibilidades, permitindo uma linguagem única e continua obtida por novas pavimentações, novas infra-estruturas, novo mobiliário urbano, nova iluminação e a plantação de novas árvores”.

Segundo a memória descritiva e justificativa da intervenção aprovada foram "estudados e desenvolvidos uma série de elementos pré-fabricados em betão, nomeadamente, estendais, bancos, mesas, guias, e vedações, de forma a solucionarem alguns problemas específicos e ao mesmo tempo funcionarem como elementos dinamizadores de utilização pela população residente e local”.

Foram ainda "previstas áreas destinadas à realização de actividades lúdicas, desportivas e informais dirigidas aos diferentes segmentos da população que será alargado e contínuo, uma vez que está previsto o fecho de dois arruamentos ao acesso automóvel e a sua passagem para espaços públicos pedonais”.

A proposta prevê ainda "genericamente três perfis tipo, os arruamentos circundantes do bairro com duas faixas de rodagem e dois sentidos de trânsito, os arruamentos internos, perpendiculares ao mar, com uma faixa de rodagem e um sentido de trânsito, classificados como eixos principais e os eixos secundários que dão apoio à distribuição da população residente”.

Na sequência da aprovação do projecto de requalificação do Bairro Piscatório o presidente da Câmara Municipal de Espinho adianta que "este é o concretizar de mais uma promessa que efectuei e que cumpri! 

Mais uma vez demonstramos que aquilo que prometemos cumprimos. 

Todos sabem que o Bairro Piscatório necessita há largos anos de uma intervenção de fundo para que as pessoas que ali residem e trabalham possam ter uma qualidade de vida ainda melhor.

 Não fazia sentido protelar mais esta necessária intervenção. 

Ao contrário de outros nós preocupamo-nos com a qualidade das pessoas e desenvolvemos o nosso trabalho autárquico para minimizar as assimetrias que existem no concelho. 

Esta é uma zona que foi demasiado fustigada pela obra do enterramento da linha-férrea. 

As pessoas perderam qualidade de vida e nós pretendemos com esta intervenção minimizar os estragos que outros causaram.

 Pese embora os constrangimentos financeiros vamos dotar este local de infra-estruturas essenciais assim como lhe daremos um novo enquadramento urbanístico. 

Não esqueceremos a vertente lúdica e a zona ribeirinha, terá também equipamentos de que os mais novos e menos novos poderão usufruir.











Sem comentários: