domingo, 21 de setembro de 2014

Festa Nª Sª Ajuda Fogo de artifício !

 


O desenvolvimento das Ruas de Espinho004Gazeta de Espinho O desenvolvimento das Ruas de Espinho001Gazeta de Espinho O desenvolvimento das Ruas de Espinho002Gazeta de Espinho O desenvolvimento das Ruas de Espinho003Gazeta de Espinho


Fogo de Artifício


História


A pirotecnia teria surgido na Ásia no período da pré-história há mais de 2000 anos atrás quando alquimistas estudavam fórmulas e a partir da mistura de salitre, enxofre e carvão, inventaram a pólvora.


 Os fogos de artifício não tem uma origem em um local ou período específico, os alquimistas do Islã teriam desenvolvido maneiras de criar chamas coloridas com seus sais oxidantes de potássio no século VII.

 Também há cerca de 1000 anos atrás, haviam os primeiros registos de tiros coloridos de morteiros para fins militares na China, a fim de avisar e comemorar vitórias nas guerras.

Por volta do século XIV, os fogos de artifício fabricados na China começaram a aparecer nos bazares na Arábia e nos países europeus, não se sabe ao certo se por intermédio dos comerciantes árabes ou por expedições realizadas por diversos exploradores como Marco Polo. 

Nesta época, as exibições de fogos de artifício encantavam os europeus.

No mesmo século, diversos países, principalmente europeus dentre eles a Itália e a Espanha passaram a se aperfeiçoar nas técnicas de produzir os fogos, tendo até hoje diversas fábricas e famílias tradicionais produzindo os artefatos. 

Os fogos de artifício se tornaram populares no ocidente a partir do século XVII.

Com o tempo, foram surgindo novas tecnologias e estudos para melhorar os produtos, apesar do processo de fabricação se manter artesanal devido ao risco de acidentes com a carga explosiva.



Sem comentários: