terça-feira, 10 de abril de 2018

Cinanima + Sessão Famílias - Hop









A LENDA
0 Coelho da Páscoa é uma figura retirada de contos tradicionais europeus e que foi introduzida nesta época do ano como símbolo de uma quadra festiva, a pensar nos mais pequenos. Uma das narrativas mais conhecidas conta que uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para entregá-los aos filhos no domingo de Páscoa. Contudo, quando as crianças descobriram o esconderijo, um grande coelho passou rapidamente e espalhou as oferendas, dando aos pequenos a ilusão de que era o animal que carregava e distribuía os ovos.
Outra versão ganhou força no continente americano com a imigração alemã, no século 18. Para os alemães, à época, era muito comum esconder ovos de galinha pintados à mão em grandes quintais para as crianças os encontrarem. Agitados com a movimentação dos pequenos, os coelhos que ali viviam saltavam das suas tocas. Com o tempo, os adultos uniram os ovos e os coelhos numa história, dizendo aos filhos que os animais tinham trazido os presentes de Páscoa.
Estas são duas das histórias mais conhecidas, mas há muitas mais que se desenvolveram a partir de temas religiosos e das tradições culturais de vários povos.




Sem comentários: