Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Polis adjudicou obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Ovar e Espinho

 


Polis adjudicou obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Ovar e Espinho


A Polis Litoral Ria de Aveiro revelou hoje que adjudicou por quase 777.000 euros a criação de percursos na Pateira de Fermentelos e a valorização dos espaços de acolhimento aos visitantes da zona lagunar de Ovar e Espinho.


Segundo a sociedade que gere as obras relativas a territórios lagunares partilhados por diferentes municípios do distrito de Aveiro, as duas intervenções têm financiamento dessa mesma estrutura, mas no caso do território que no concelho de Ovar é conhecido como Barrinha de Esmoriz e no município contíguo de Espinho se designa Lagoa de Paramos a empreitada também envolve verbas da Câmara de Espinho e da AdRA - Águas da Região de Aveiro.

No caso concreto dessa obra para Espinho e Ovar, a empreitada visa a valorização dos espaços de acolhimento e receção aos visitantes, o que custará 147.799,65 euros e está a cargo da empresa Carmo Estruturas em Madeira, S.A..

A empreitada tem um prazo de execução de dois meses e abrange sobretudo a melhoria dos acessos de entrada aos passadiços que ligam os dois concelhos, a criação de pontos de estacionamento ordenado nessas zonas, a implementação de áreas de estadia e descanso ao longo do percurso, e o reforço do seu mobiliário urbano.


A requalificação a operar na Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos abrange ainda o arranjo da entrada pelo lado de Espinho, junto ao Aeroclube da Costa Verde, para "melhorar as condições de acesso viário e dotar o espaço público de circulação pedonal".


Já no extremo de Ovar, a obra incidirá sobre três entradas, sendo que a situada mais a sul se pretende tornar apta a "acolher grupos até 25 pessoas" e a localizada a nascente passará a dispor de uma ligação condigna à estação ferroviária de Esmoriz.



Quanto à Pateira de Fermentelos, que abrange terrenos dos concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro, a adjudicação atual vem substituir uma empreitada anterior cujo contrato, segundo a Polis Litoral, "foi resolvido em agosto de 2020".

A intervenção destinada a criar percursos pedonais e cicláveis nessa zona foi adjudicada à empresa Calaveiras - Unipessoal Lda., tem um custo de 628.842 euros e espera-se concluída em cinco meses.


O objetivo é promover a continuidade do percurso enquanto espaço apto à circulação de peões e ciclistas, dotando o circuito de "espaços para estadia, atividades lúdicas e contemplação"

. Pretende-se também facilitar o apoio à pesca, preservar sistemas naturais existentes e ordenar e recuperar espaços que, embora adjacentes, se apresentam "descaracterizados sob o ponto de vista ambiental".

No que se refere especificamente à secção em território de Aveiro, a obra tem uma extensão de cerca de 800 metros e permitirá "a ligação entre os parques de Requeixo e do Carregal".

Em Oliveira do Bairro, por sua vez, a empreitada abrange aproximadamente três quilómetros entre o Parque da Lagoa e o Parque do Carreiro Velho, "desenvolvendo-se a partir daí pelos campos de arrozais".


FONTE  Lusa/Fim





Sem comentários: