terça-feira, 16 de novembro de 2021

Covid-19: Câmara paga despesa para vacinação de utentes de Espinho deixar de ser em Gaia

 


Câmara paga despesa para vacinação de utentes de Espinho deixar de ser em Gaia


Utentes de Espinho voltam esta quarta-feira a ser vacinados contra a covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, comprometendo-se a autarquia a assumir a respetiva despesa após críticas da população à deslocação do serviço para Vila Nova Gaia.


Segundo revelou hoje o município de Espinho, a decisão foi aprovada pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), que assim autoriza que a inoculação contra o vírus SARS-CoV-2 volte a realizar-se na antiga Escola da Seara, mas, em contrapartida, estipulou que a contratação de médicos e enfermeiros passa agora a ser financiada pela autarquia.

O presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis, considera a despesa justificada:

 “Este é um investimento crucial para dar resposta às dificuldades sentidas pelos nossos munícipes na deslocação para o centro de vacinação mais próximo, instalado em Grijó [concelho de Gaia, distrito do Porto], e permitirá acelerar o ritmo da vacinação numa altura em que se antevê o aumento significativo do número de casos em Portugal”.

O dispositivo que até 26 de setembro funcionou na Escola da Seara está a ser reinstalado no local e entrará em funcionamento às 12:30 de quarta-feira, sob a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Espinho e Gaia.

Fonte da Câmara diz que caberá à autarquia “garantir o funcionamento integral do centro de vacinação”, o que, por um lado, implica a disponibilização de funcionários municipais para agendamento de marcações e suporte logístico, e, por outro, “a contratação de enfermeiros e pessoal médico para assegurar administração da dose de reforço da vacina contra a covid-19 e inoculação contra a gripe sazonal”.

Com recurso a essa estrutura, a expectativa é que o dispositivo de Espinho possa vacinar até 1.500 pessoas por semana. Inicialmente, a casa funcionará apenas de segunda a sexta-feira, entre as 12:30 e as 19:30, mas, caso se revele necessário, esse horário poderá ser alargado aos fins de semana.

Fonte da autarquia realça que “todos os utentes com mais de 80 anos que ainda não receberam a dose de reforço contra a covid-19” podem já dirigir-se ao centro de vacinação de Espinho “sem qualquer marcação”, beneficiando do regime de casa aberta.

Os utentes de outras faixas etárias devem, contudo, aguardar a respetiva convocatória para a terceira dose ou para a inoculação simultânea contra a covid-19 e a gripe, sendo que serão avisados quanto ao devido dia e hora “através de uma chamada telefónica ou de uma SMS [mensagem escrita para o telemóvel]”. 

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse, desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019 a covid-19 já provocou mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo, entre cerca de 253,17 milhões de infetados.

Em Portugal, onde o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em março de 2020, a Direção-Geral da Saúde já registou 18.265 óbitos entre 1.108.462 casos de infeção confirmada.


FONTE : Lusa/Fim





Sem comentários: