quarta-feira, 16 de março de 2022

Voz Cidadão - Falta de segurança em ponte de Linha Vale do Vouga ribeira de Silvalde


 Falta de segurança em ponte de Linha Vale do Vouga ribeira de Silvalde 


Quando no Ano +|_ 2010 a Refer e CM Espinho, decidiram intervir no melhor aspeto da Ribeira de Silvalde, desde +|_ Av.32 até sua chegada ao mar, Bairro Piscatório, projeto no valor de +|_ 1.400,00€.

A Ribeira de Silvalde ficou talvez a ser a mais bonita de Portugal.

Tendo a Refer nessa altura verificado fendas na ponte centenária da linha Vale do Vouga que passa por cima da Ribeira de Silvalde, Procedeu ao tapamento das mesmas nos mais diversos locais da Ponte com cimento e considerando nessa altura que a ponte possui condições de grande segurança. ( ???)

Não sei se desde +|- essa data até à presente, os responsáveis pela conservação da linha do Vale do Vouga,  mais alguma vez vistoriaram está ponte, penso que o fazem periodicamente(…) e será que não verificaram que a ponte possui mais uma vez as tais fendas existentes entre as pedras de granito, estas que com o decorrer dos anos vão aumentando e a base da ponte apresenta blocos desalinhados.

O estado de conservação da Ribeira neste local e por toda a sua extensão é péssima por abandono dos responsáveis, lixo e mais lixo, entulho de pedras, sem interesse.

E o por debaixo da Ponte e no lado norte permanece resto de conduta fixa sem utilização , que deveria ser retirada, para procederem há manutenção da Ponte.

Bem como desde há mitos anos a falta de limpeza em redor da ponte , não se faz periodicamente onde estão depositados muito lixo plásticos etc, vindo das feiras semanais.

Tendo-se determinado há algum tempo a redução de velocidade do comboio por toda a extensão da linha Vale do Vouga será mesmo que a Ponte possui segurança?

Neste local mais á frente da linha direção da atual estação existem 2 travessas de madeira que seguram os carris com aspeto de podres ou queimadas que deveriam ser substituídas.

A estação de Espinho do Vouguinha, apresenta desde há muitos anos falta de limpeza/Saúde Pública, constante.

A estação mais parece um pombal.

Toda área circundante, estaleiro de restos de obras da ReCaFe, cheio de lixo, vegetação, desarrumação total, parece uma entulheira, o que é normal por parte dos responsáveis.

Assim sendo e como se deve preservar a Linha Vale do Vouga, porque não fazer a nova estação margem Sul da Ribeira de Silvalde ao lado da rua 20, evitando a passagem por cima da Ponte .

Libertando-se assim, toda uma extensa  área de terrenos, para um melhor urbanismo da parte Sul da Cidade.

Com a cedência de um pouco de terreno na parte Norte do Ecocentro, os técnicos da Refer, conjuntamente com os Arquitetos da CM Espinho, facilmente poderão desviar a linha e fazer a Nova Estação, com as 2 linhas num local muito mais perto da Feira Semanal  e acessível a toda a Cidade de Espinho .


TEXTO / FOTOGRAFIAS   António Brito










Sem comentários: