domingo, 21 de abril de 2024

Concerto comemorativo do 185º Aniversário da Banda de Espinho 2024

 


Concerto 185º Aniversário



A Banda de Música da Cidade de Espinho foi fundada em 1839, no lugarda Vergada, freguesia de Argoncilhe, por José Alvqs Neves, sendo inicialmente apelidada de Banda do Soqueiro.


A edil deu os parabéns à instituição e realçou o papel importante que tem na formação de músicos e adeptos da cultura musical no território.

Graças aos esforços do seu fundador e de seu filho, Joaquim Alves de Sousa Neves, a Banda do Soqueiro adquiriu grande prestígio ao longo do século XIX e no primeiro quarto do século XX.

Depois de uma intensa actividade ao longo de guase um século, em Novembro de 1926, e sobe a regência do Maestro llídio Neves, a Direcção dos Bombeiros Voluntários de Espinho deliberou uma proposta de integração da Banda na Corporaçâo. 

Esta ligaçâo rnanteve-se até 1994, ano em que a Banda assumiu a sua actual denominação de "Banda de Música da Cidade de Espinho", sendo a colectividade mais antiga do concelho. 

Pela sua direção artística passaram nomes como Joaquim Teixeira, António Martins, Manuel Gomes, António Gomes, Major Gonçalves, João da Costa Baltazar, Daniel Farrapa, Boaventura Moreira, Manuel Pleno, Fernando Baptista, Rodolfo Campos, que instituiu a Orquestra Ligeira da Banda e Jaime Rego, com quem em 2001 a Banda gravou o seu primeiro CD.

Continuando o legado desta colectividade e com o intuito de marcar posição como uma referência das bandas civis do país a Banda de Espinho apostou desde 2005 num jovem de grande valor para a sua direção artÍstica, o maestro Helder Tavares.

 Desde então, para além das habituais festas e romarias que possibilitam a divulgação da Cidade de Espinho por todo o país, destacamos a organização em conjunto com a Junta de Freguesia de Espinho do "l Festival lbérico de Bandas Filarmónicas" em 2006 e  aparticipação no Concurso de Bandas Filarmónicas da Cidade de Aveiro. 

Nesse mesmo ano a Banda de Espinho participou pela primeirâ vez no 'Festival Hispano-Luso de Bandas de Musica e Ensembles de Vienton, participação essa que se repetiu já por uma dezena de vezes ao longo dos últimos anos. 

No ano de 2007 a Banda gravou o seu segundo CD com o título "Apelo do Mar", repertório exclusivamente de compositores portugueses. 

Nos anos seguintes assinalamos as participaçôes no "Festival Filarmonia ao mais alto nível", no Europarque, os concertos na Casa da Música e as participações no "Concurso Atneu Artístico Vilafranquense"onde obteve o 10 Prémio na 1â Categoria nas duas participações, em 2008 e 2010.

 Em parceria com o Centro Multimeios de Espinho, a Banda de Espinho criou também um conceito inovador no meio filarmónico, promovendo a realização de concertos multimédia com música de bandas sonoras interpretada em simultâneo com a projecção de imagens dos respectivos filmes.

Para além disto, tem participado regularmente nas Galas do Desporto de Espinho, A Banda de Espinho iniciou em 2015 o projecto Orquestra Jovem da Banda de Espinho, que pretende oferecer aos jovens músicos das escolas e academias de Espinho e das freguesias vizinhas formação gratuita neste tipo de agrupamento, permitindo a sua evolução e o desenvolvimento de competências musicais na área de orquestra de sopros, preparando os elementos mais jovens para a integração na Banda.

Desde 2008 que a Banda promove anualmente um Estágio dirigido aos seus músicos, que culmina num Concerto de Natal na Cidade de Espinho. 

Nestes Estágios a Banda teve como diretores artísticos conceituados maestros nacionais e internacionais, como José lgnacio Petit, Délio Gonçalves, Francisco Ferreira, LuÍs Clemente, Denis Laile e Alberto Roque.

A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, marcou presença no concerto comemorativo do 185º aniversário da Banda de Música de Cidade de Espinho que teve lugar na renovada Igreja Matriz de Espinho, no passado dia 21 de abril de 2024.

A edil deu os parabéns à instituição e realçou o papel importante que tem na formação de músicos e adeptos da cultura musical no território.



















Sem comentários: