Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Governo confirma estudo de mudança de bitola da Linha do Vouga / Vouguinha para a ligar à do Norte


 Governo confirma estudo de mudança de bitola da Linha do Vouga para a ligar à do Norte


 O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, confirmou hoje no parlamento que o Governo mandou estudar a mudança de bitola do troço norte da Linha do Vouga com vista a poder ligá-la à Linha do Norte.


"Relativamente à Linha do Vouga, nós vamos estudar - e eu pedi à IP [Infraestruturas de Portugal] para estudar - e avaliar a possibilidade de converter a bitola, em parte da linha, para bitola ibérica, para a bitola que é a nossa principal na rede convencional", disse Hugo Espírito Santo.

O secretário de Estado falava no âmbito de uma audição regimental da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, que decorreu hoje na Assembleia da República.

O estudo visa também "avaliar a eletrificação e para fazer a ligação à Linha do Norte", disse o governante, garantindo que tal "vai ser objeto de estudo pela IP rapidamente".

Em dezembro, ao Movimento Cívico pela Linha do Vouga, a IP já tinha admitido o cenário de mudança de bitola em parte da Linha do Vouga e serviços diretos entre Oliveira de Azeméis (Aveiro) e Porto - Campanhã.

A Linha do Vouga está atualmente a ser renovada em bitola métrica em toda a sua extensão.

Hugo Espírito Santo disse ainda que o Governo pretende que o projeto de execução para a renovação da Linha do Norte entre Ovar e Espinho seja aprovado ainda este mês, pretendendo "lançar o concurso daempreitada em abril".

Em novembro, a IP encomendou um estudo de procura e uma análise de custo-benefício acerca da Linha do Vouga, visando investimentos futuros e incluindo a ligação à Linha do Norte, consultou a Lusa.

De acordo com o contrato assinado em novembro com a empresa VTM Consultores por 87,9 mil euros, que tem de ser entregue em outubro deste ano, em causa está "um estudo de procura, incluindo a análise custo benefício para a Linha do Vouga, visando estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia".

O estudo deve considerar "a componente intramodal Linha do Vouga/Linha do Norte e intermodal considerando a complementaridade com os restantes modos de transporte, num horizonte de 30 anos".

Nas cláusulas do contrato não há qualquer menção à forma de ligação à Linha do Norte, nem qualquer referência direta à bitola, que difere da Linha do Vouga (métrica) face à do Norte (ibérica).

O Governo e a IP confirmaram entretanto, então, que a questão da bitola está a ser estudada.

No estudo, o conjunto de cenários a analisar relativamente à evolução socioeconómica e demográfica compreendem um otimista, um tendencial e um pessimista, e quanto à infraestrutura e oferta, serão estudados quatro cenários, incluindo um base, que refletirá a "manutenção das condições de infraestrutura e de oferta em 2023".

Nos restantes, o chamado cenário 1 estudará as "atuações previstas no âmbito do plano de intervenções da IP" quanto à infraestrutura e, relativamente à oferta, abordará a "introdução de famílias [de serviço] observando todas as paragens" e com supressão de algumas paragens.

Já no cenário 2, quanto à infraestrutura prevê-se o estudo das "atuações previstas no cenário 1 acrescido da eletrificação em toda a extensão da linha", mantendo-se o estudo de serviço em todas as paragens ou supressão de algumas paragens.

Estava ainda previsto um cenário 3 "a definir", que deverá então incluir a questão da mudança de bitola solicitada pelo Governo.

Quanto à análise custo-benefício (ACB), esta deverá "indicar, do ponto de vista económico e financeiro, qual a melhor solução de investimento de entre os cenários possíveis" e, após a "seleção do cenário a implementar pela IP, sintetizar numa ACB os resultados para essa solução técnica, para integrar a candidatura a cofinanciamento comunitário".

´

Fontes :  Lusa/Fim


Fotografias direitos reservados


Arquivo Gazeta de Espinho





Sem comentários: