sábado, 17 de março de 2018

Reforço estrutural do esporão norte Espinho

Reforço Estrutural do Esporão Norte de Espinho
A intervenção incide no esporão Norte da cidade de Espinho, cujo enraizamento acontece em plena zona urbana, junto das piscinas e dos hotéis e que dista cerca de 1200 metros do esporão Sul. 0 campo de cinco esporões do concelho (Espinho/Silvalde/Paramos) tem cerca de 4 mil metros de extensão.
Trata-se de um dos esporões mais extensos do País. Tem cerca de 350 metros de extensão e é uma estrutura de defesa costeira constituída por blocos de enrocamento. A primeira intervenção decorreu em 1997. Uma nova recarga foi efetuada em 2010 com 150 tetrápodes no esporão Norte, tendo o esporão Sul recebido 300 novos tetrápodes.
De salientar que os esporões Norte e Sul de Espinho são estruturas indispensáveis à segurança da frente urbana edificada e à própria possibilidade de atividades balneares em Espinho. A frente urbana edificada de Espinho não existiria atualmente se as obras de defesa costeira não tivessem sido construídas ou se tivessem sido removidas.
Nesta nova intervenção optou-se pela utilização de outro tipo de blocos, os cubos do tipo antifer (troncos prismáticos com semicilindros em quatro das faces). O POOC Caminha-Espinho propõe a manutenção dessas estruturas de defesa.
Valor: 1.340 mil euros
Fonte de Financiamento: 85% POSEUR
15% APA
Estado de Execução: A iniciar








Sem comentários: