quinta-feira, 12 de julho de 2018

Espinho assinala 75 anos da Piscina Solário Atlântico



As comemorações dos 75 anos da Piscina Solário Atlântico evocam a história de um equipamento balnear único no país e um dos mais antigos do concelho de Espinho.
A Piscina Solário Atlântico tem um papel central nas vivências dos espinhenses. Foi inaugurada em 1943 e a sua construção ficou a dever-se à Empresa de Melhoramentos de Espinho, que teve a concessão do equipamento durante duas décadas, sendo posteriormente entregue à Câmara Municipal, presidida na altura pelo Dr. Augusto Castro Soares.
As comemorações promovidas pela Câmara Municipal de Espinho incluem várias iniciativas de que se destacam a exposição fotográfica dos 75 anos afixada na parede exterior virada para o mar, a edição de um catálogo que retrata e conta a história do equipamento balnear e a realização de um concerto pela Academia de Música de Espinho que terá lugar no próximo domingo.
Na sessão solene comemorativa realizada no final de tarde da passada terça feira que teve como palco o salão nobre da Piscina Solário Atlântico, o presidente da Câmara Municipal de Espinho agradeceu e homenageou todos quantos contribuíram ao longo destes anos para a grandiosidade e bom funcionamento deste equipamento, designadamente os promotores da iniciativa, o construtor, animadores e nadadores e funcionários municipais que ali trabalharam.
Pinto Moreira que preside à Comissão de Honra das Comemorações agradeceu a disponibilidade dos membros que a integram, nomeadamente a Drª Filomena Maia Gomes, Vasco Alves Ribeiro, Dr António Alberto Calheiros Lobo, António Catarino de Araújo e o Coronel Gaioso Vaz.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho recordou a importância social que este equipamento sempre teve na atracão e no glamour que a cidade assumiu a partir da década de 40 do século XX, constituindo um ponto de encontro privilegiado para o veraneio, para a prática da natação com dimensões olímpicas, exibições de ballet aquático pelas melhores escolas da Europa.


Também no âmbito das comemorações do 75º aniversário da Piscina Solário Atlântico, realizar-se-á no próximo dia 15 julho, frente às suas instalações, um concerto ao ar-livre com as participações da jovem Orquestra de Jazz de Espinho, a acompanhar o multi-instrumentista e improvisador Hermeto Pascoal.



Sem comentários: