terça-feira, 10 de julho de 2018

Inaugurada a exposição fotográfica de Ricardo Fonseca



Exposição 'Música e palavras' patente no Museu Municipal de Espinho












Exposição 'Música e palavras' patente no Museu Municipal de Espinho







A exposição "Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves em Espinho" está patente na Galeria Amadeo de Souza-Cardoso no Museu Municipal de Espinho.

Trata-se da primeira exposição no âmbito do protocolo de Fundador assinado entre a Câmara Municipal de Espinho e a Fundação de Serralves.

Na cerimónia de inauguração desta exposição estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves e João Ribas, diretor do Museu de Serralves. A Câmara Municipal de Espinho integra o Conselho de Fundadores da Instituição.

Pinto Moreira agradeceu a presença do engenheiro Braga da Cruz, presidente do Conselho de Fundadores e do diretor do Museu de Serralves.

O presidente da Câmara Municipal Espinho congratulou-se com os resultados do protocolo celebrado entre a autarquia e a Fundação Serralves afirmando que "Espinho passou a beneficiar do prestigio e da excelência de uma Instituição que é referência no panorama cultural do país e do mundo.”

"Pretendemos um relacionamento cada vez mais profundo com a Fundação, atraindo exposições itinerantes de grande nível como esta que hoje inauguramos no Museu Municipal de Espinho com a marca de Serralves”. 

"Outras iniciativas e sinergias que possamos desenvolver acrescentam valor aos nossos equipamentos, à nossa população e enriquecem a oferta cultural do Município”, referiu o presidente da Câmara de Espinho.

A exposição "Música e Palavras” apresenta um percurso dentro da Coleção de Serralves por peças criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, mas que se relacionam entre si, pela incorporação da experiência do som no seu discurso visual e conceptual.

Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo. 

A materialidade do som, o poder da palavra como ferramenta sonora, a catarse envolvente dos elementos musicais e alusões à frenética estética do videoclipe, criam nesta exposição, um percurso com diferentes propostas, ligadas de maneira mais ou menos transversal, ao som, à música e à palavra.


O presidente da Câmara Municipal de Espinho inaugurou no passado sábado (7 julho) a exposição: "Arte Xávega - Fotografia de Ricardo Fonseca” que pode ser visitada na Galeria Amadeo de Sousa-Cardoso no Museu Municipal de Espinho.


Uma exposição que nas palavras de Pinto Moreira "enaltece e projeta os genes e a alma do povo vareiro, cuja coragem está ali tão bem retratada”.
A exposição de fotografia "Arte Xávega” resulta de um trabalho realizado por Ricardo Fonseca em 1973 para a participação no Salão Nacional de Fotografia da Cidade de Espinho organizado pela Comissão Municipal de Turismo. 

Trata-se de um conjunto de fotografias de rara beleza e de extraordinária importância para o estudo de um dos mais importantes patrimónios da cidade e do concelho de Espinho - a pesca de cerco e alar para terra ou "Arte”, tradicionalmente designada por "Arte Xávega”.

 Este espólio imagético realça todas as fases do trabalho da faina na nossa costa atlântica e o tipo social, muito peculiar, a ela associado, que tem na "Arte Grande” um meio natural para a sua sobrevivência.


As belíssimas fotografias de Ricardo Fonseca revelam pormenores do dia-a-dia das companhas de Espinho nos idos de 1973 onde podemos observar o trabalho dos homens de mar e dos homens de terra, as lotas e as macolas no areal, o alar das redes com parelhas de bois, numa sintonia perfeita entre o trabalho do pescador e do lavrador, as nossas varinas e um conjunto de traços, caraterísticas e costumes identitários da população piscatória de Espinho.


A inauguração contou com a animação do grupo de música e desfile das Festas de Nossa Senhora do Mar e com a presença do povo vareiro ligado ao núcleo piscatório de Espinho, incluindo elementos das Companhas de pesca e de muitas varinas.


Sem comentários: