Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Aprovadas as candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal







APROVADAS AS CANDIDATURAS APRESENTADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL




'Beneficiação das Paragens de Autocarro no Concelho de Espinho' e 'Rede de Ciclovias no Concelho de Espinho'

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano-PEDU, foram recentemente aprovadas duas operações no âmbito da componente da mobilidade urbana sustentável (PAMUS): a "Beneficiação das Paragens de Autocarro no Concelho de Espinho" e a "Rede de Ciclovias no Concelho de Espinho".

Refere-se a duas operações inseridas na estratégia da mobilidade do município, que integra 2 projetos previstos no Quadro de Compromissos do contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU/PAMUS).

O plano sistematiza um conjunto de medidas de adaptação e atenuação energética, operacionalizadas através da construção de uma rede de ciclovias, percursos pedonais e pequenos interfaces intermodais. Pretende equilibrar a afetação do espaço público a diversos modos de transporte, de forma a potenciar a utilização de modos de deslocação saudáveis e sustentáveis.
Em concreto, trata-se de promover o uso ciclável e melhorar a atratividade do transporte coletivo, de forma a aumentar os índices de utilização de ambos, reduzir o uso do automóvel e consequentemente a as emissões de CO2.

Beneficiação das Paragens de Autocarro do Concelho de Espinho | Financiamento no âmbito do Programa NORTE 2020
O projeto insere-se na estratégia de mobilidade do Município e visa dotar a cidade de uma Rede de Interfaces funcional e localizadas em pontos estratégicos, uma vez que as existentes são em número reduzido e sem as condições de conforto e acessibilidade necessárias.
Tem como objetivos gerais:

Melhorar a rede de micro-interfaces, em concreto os locais de paragem de autocarro, com vista a melhorar a sua inserção no território e organização funcional;

Melhorar as condições de acessibilidade e de mobilidade, para além das condições de conforto dos respetivos locais de paragem, de forma a promover um acréscimo do uso do transporte público, em concreto do transporte rodoviário, em detrimento do uso do transporte individual;
Promover uma melhoria da imagem da cidade, com vantagens para a vivência urbana e o Turismo sustentável.

Trata-se de um projeto de Beneficiação das Paragens de Autocarro no Concelho de Espinho, que abrange 109 abrigos e 20 totens, dispersos pelas várias freguesias do concelho, no total de 129 micro-interfaces.

Rede de Ciclovias no Concelho de Espinho | Financiamento no âmbito do Programa NORTE 2020
A operação visa organizar a acessibilidade e mobilidade numa perspetiva de sustentabilidade ambiental.

Pretende contribuir para a qualificação do espaço público e para o aumento da qualidade de vida das pessoas enquanto cidadãos menos dependentes da economia do carbono.
Inclui a construção de uma Rede de Ciclovias no total com cerca de 7.545 ml nos principais eixos urbanos da cidade: Rua 33 e Rua 19 (na direção nascente-poente) e Rua 20 (na direção norte-sul), a interligar com a rede de ciclovias já existentes, a ciclovia em construção ao longo do Canal Ferroviário, no âmbito da empreitada do ReCaFE, bem como com a ciclovia litoral, já existente.
A operação integra assim, a realização 4 ciclovias previstas na contratualização do PEDU, na componente do PAMUS:

Reabilitação da Rua 33

e Rua da Nave, até ao Centro Escolar de Anta - Espinho;

Reabilitação da Rua 20 (entre a Rua 33

 e a entrada norte da cidade até ao concelho de Vila Nova de Gaia;

Requalificação da Rua 19, desde a Rua 22 até à Rotunda;

Reabilitação da Zona Norte do Concelho, entre a área Requalificada do ReCaFE e a Rua 20.

O projeto de implementação da rede de ciclovias inclui a reestruturação dos espaços-canal nos referidos eixos estratégicos, proporcionando a libertação de espaço automóvel para o modo ciclável.
Prevê a introdução de medidas de acalmia de tráfego intrínsecas aos conceitos mais recentes de ruas partilhadas, entre o modo ciclável, pedonal ou destinado à circulação automóvel.
Permite dotar a cidade de uma rede de ciclovias, que permitam assegurar sem interrupções, a circulação em modo ciclável nas viagens quotidianas de casa/trabalho/casa e de casa/escola/casa, de forma a reduzir o uso do automóvel e consequentemente reduzir as emissões de carbono.
Pretende-se interligar alguns pontos do concelho, sobretudo  aqueles onde estão localizados alguns dos equipamentos escolares, culturais e desportivos, com a parte mais comercial e central da cidade, com a Ciclovia no âmbito da Empreitada de Requalificação do Espaço canal Ferroviário da Cidade de Espinho (ReCaFE), em construção.
Trata-se de aproveitar as excelentes condições naturais: topografia plana, clima ameno, associadas à malha urbana ortogonal existente, facilitadora de ganhos de visibilidade na circulação, para promover o modo ciclável e pedonal.
Trata-se de otimizar a vantagem de Espinho constituir uma cidade consolidada, com uma dimensão adequada, com excelentes condições para deslocações em modo de bicicleta, num raio de 5 Kms, abrangendo a quase totalidade do território do concelho.
Link Relacionado:
Norte 2020


Sem comentários: