terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ricardo Arroja é o cabeça de lista do partido Iniciativa Liberal às Eleições Europeias





Ricardo Arroja é o cabeça de lista
do partido Iniciativa Liberal às Eleições Europeias

Catarina Maia, docente do ensino superior e especialista em propriedade intelectual,
acompanha Ricardo Arroja no topo da lista para as Europeias.

O partido Iniciativa Liberal (IL) apresentará o economista Ricardo Arroja como cabeça de lista às Eleições Europeias, a decorrer em Maio, que terá Catarina Maia, docente do ensino superior, como número dois da lista.

Ricardo Arroja é economista de profissão. Formado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, administrador de empresas e consultor de políticas públicas sobre pequenas e médias empresas, leciona no ensino superior nos domínios da banca e das finanças. Comentador da RTP e colunista da imprensa económica desde há vários anos, autor de livro sobre a economia portuguesa, conta com perto de vinte anos de experiência no sector financeiro e na economia real.

Catarina Maia, especialista em propriedade intelectual, é docente do ensino superior e gestora de transferência de tecnologia do INESC TEC. Licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa, com um Mestrado e MBA em Gestão de Empresas pela Porto Business School, foi anterior gestora executiva de um fundo de investimento em startups. É membro fundador da Iniciativa Liberal.

“O Ricardo Arroja e a Catarina Maia, pelos seus percursos de vida e características, cumprem os 3 critérios que definimos como perfil de candidatos. Pessoas com uma carreira profissional reconhecida, com um pensamento liberal sólido, e com capacidade de transmitir estas ideias.”  afirma Carlos Guimarães Pinto, presidente da Iniciativa Liberal. “Contar com o Ricardo neste desafio é mais uma demonstração do percurso consistente de abertura e crescimento que o partido Iniciativa Liberal tem vindo a trilhar e um claro sinal da necessidade em assumir uma atitude reformista em Portugal e na Europa.”

Ricardo Arroja e Catarina Maia integram ainda a equipa “Portugal 2040” Iniciativa Liberal, uma equipa de especialistas que irá desenvolver uma agenda reformista, pensando Portugal a duas décadas. Nesta equipa está também integrado o ex Primeiro Ministro da Estónia, Taavi Rõivas, que irá trazer a experiência de um país que alcançou crescimento e resultados objectivos através de políticas liberais.

Biografias:

Ricardo Arroja – Economista

- Licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
- Especialista em Finanças, Banca e Seguros. Aprovado em provas públicas realizadas no Instituto Superior Politécnico Gaya;
- Doutorando em Ciências de Administração na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;
- Professor na Atlântico Business School e Professor convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;
- Administrador de empresas;
- Consultor de políticas públicas;
- Membro da direcção da Ordem dos Economistas;
- "Fellow" do "German Marshall Fund of the United States";
- Comentador da RTP.

Catarina Maia - Gestora de Transferência de Tecnologia e Docente do Ensino Superior


- Mestrado e MBA em Gestão de Empresas pela Porto Business School, Licenciatura em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa.
- Responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, especialista em transferência de tecnologia.
- Registered Technology Transfer Professional pela Alliance for Technology Transfer Professionals.
- Docente convidada na Universidade do Porto nas áreas da gestão, empreendedorismo e inovação.
- Anterior gestora executiva de um fundo de investimento em startups
- Experiência em startups de base tecnológica.




Sobre a Iniciativa Liberal
Iniciativa Liberal é um dos mais recentes partidos políticos em Portugal. A Iniciativa Liberal foi inicialmente constituída como Associação em consequência da junção de vontades de um conjunto de cidadãos em promover os valores liberais na sociedade portuguesa. Para além deste objetivo existia também o desejo que existisse um partido político verdadeiramente liberal. Um partido que defendesse Mais Liberdade. Mais Liberdade Política. Mais Liberdade Social. E Mais Liberdade Económica. E iniciou-se um caminho que pudesse conjugar esses objetivo e desejo.
Foi nesse espírito que decorreu o processo de desenvolvimento do Manifesto Portugal Mais Liberal, que partindo do texto inicial, escrito em 1947, do Manifesto de Oxford, base do movimento liberal internacional, num processo colaborativo em plataforma digital, chegou a um texto final adaptado a Portugal e à atualidade, resultado de mais de 200 participações únicas e 3000 emendas. Um texto que reafirma a visão liberal da sociedade que desejamos, unindo os pilares político, social e económico.
Foi também num processo colaborativo que a Iniciativa Liberal desenvolveu o seu Programa Político, aprovado na I Convenção Nacional.

Para mais informação contacte:


Sem comentários: