domingo, 3 de março de 2019

Há novo projeto nova linha Vouguinha em Silvalde



Estrutura custará 5.5 milhões  de euros e vai garantir ligação entre as linhas do Vouga e do Norte

Já está em projeto e com um financiamento de 5,5 milhões de euros garantidos o interface ferroviário que ligará, em 2023, a Linha do Vouga e a Linha do Norte, permitindo a ligação direta em comboio entre Oliveira de Azeméis e o Porto. A estrutura será construída em Espinho.
O financiamento para a obra, que consta do Plano Diretor Municipal desde" 2016, é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e deverá avançar, no terreno, em 2020. O interface, com 1,7 quilómetros de nova linha ferroviária e que obrigou já a negociações com os proprietários dos terrenos envolvidos, irá surgir nas imediações do Castro de Ovil, na freguesia de Paramos, prolongando-se até ao apeadeiro situado em Silvalde, junto ao campo de golfe.
Ou seja, os passageiros não terão de sair no atual apeadeiro e depois percorrer o restante percurso a pé, até à estação no centro da cidade. "Será como o metro sul da Área Metropolitana do Porto", diz Pinto Moreira, presidente da Câmara de Espinho. "Ê o início de uma transformação que vai revolucionar o acesso ao Porto por parte de uma comunidade que ronda as 300 mil. pessoas e que permitirá viajar de Oliveira de Azeméis ao Porto de forma mais rápida, mais cómoda e mais ecológica", acrescentou .

1,7 quilómetros de nova linha ferroviária integram o projeto, que já obrigou a negociar com proprietários de terrenos






Sem comentários: