Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

segunda-feira, 30 de março de 2020

U.Porto e Instituto Politécnico criam viseiras para profissionais de saúde da região







Covid-19: U.Porto e Instituto Politécnico criam viseiras para profissionais de saúde da região

 A Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) estão a desenvolver viseiras para distribuir pelos profissionais de saúde dos hospitais de São João, Santo António, Gaia-Espinho, Pedro Hispano e centros de saúde da região Norte.

Em declarações à agência Lusa, o pró-reitor da Universidade do Porto (U.Porto), Pedro Rodrigues, avançou hoje que da “mobilização” da comunidade, desde centros de investigação, alunos e empresas, já foi possível recolher “24 mil folhas de acetato” que vão ser usadas na criação do material de proteção.

“Recolhemos os antigos acetatos que se usavam para as aulas e mobilizamos a recolha por todas as faculdades. Este material é importantíssimo porque é o que de facto constitui a viseira”, frisou.

Nesta iniciativa de “combate” à pandemia da covid-19, as duas instituições conseguiram, com a ajuda do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) reunir 120 impressoras 3D.

“Este projeto tem a particularidade de ser um esforço conjunto de toda a comunidade da Universidade do Porto e do IPP, envolvendo unidades de investigação, faculdade e equipamentos pessoais de docentes e estudantes”, frisou o pró-reitor da investigação, inovação e internacionalização da UP.

Até ao momento, já foram produzidas mais de seis mil viseiras que, atempadamente e por intermédio da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), vão ser distribuídas pelos hospitais de São João, Santo António, Gaia-Espinho e Pedro Hispano, em Matosinhos.

Paralelamente, vão também ser produzidas viseiras para profissionais dos centros de saúde da região Norte.

À Lusa, Pedro Rodrigues, membro da U.Porto responsável por coordenar esta iniciativa, adiantou que diariamente estão a ser desenvolvidas “cerca de 500 viseiras”.

“É muito gratificante verificar a capacidade de mobilização para providenciar um equipamento de proteção para os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à covid-19”, salientou.

A produzir este material de proteção para os profissionais de saúde estão também três empresas instaladas no Parque da Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) - a Biofabics, Everythink e a Fraunhofer – que, juntas, já doaram mais de 150 viseiras ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital da Luz, IPO-Porto e Unidade de Saúde Familiar de Matosinhos.



FONTE 

Lusa/Fim

Sem comentários: