domingo, 13 de fevereiro de 2022

Falta estacionamento para bicicletas nas ruas de Espinho

 

Manual de Estacionamentos Corretos para Bicicletas


O estacionamento deve ser seguro.


Trate bem os utilizadores de bicicleta

A combinação das anteriores medidas, deve garantir a melhor segurança possível a quem lá pretende estacionar a sua bicicleta. 

Em alguns casos isso significará garantir a vigilância dos mesmos, noutros a opção por estacionamentos fechados.


Localização e instalação


A escolha do local indicado para o estacionamento de bicicletas é crítico para o seu sucesso em termos de utilização. 

Em geral deve ser instalado junto da entrada do edifício/ serviço que serve, ou em zona vigiada ou a sua utilização poderá fcar comprometida.

Tem de se mostrar como uma vantagem real face ao estacionamento automóvel. 

No entanto vários factores entram em linha neste campo, e esta imagem esclarece bem os compromissos entre as diversas soluções e necessidade:

Idealmente, deve ser escolhida uma localização com vigilância permanente e bem iluminada, reduzindo assim os riscos de vandalismo ou roubo. 

Em caso algum o estacionamento deve ser escondido atrás de edifícios ou remetido para um canto num parque de estacionamento automóvel escuro e sem vigilância, pois isto retira a segurança ao uso da bicicleta e oferece condições mais propensas ao roubo das mesmas.

Deve ser tida sempre em atenção na instalação dos equipamentos, que os mesmos não se constituem como um obstáculo à livre circulação pedonal.

Nos casos em que não é possível instalar estacionamentos para bicicletas no passeio, por falta de espaço, dever-se-á considerar utilizar um lugar de estacionamento automóvel ou reduzir o nº de faixas de rodagem, sendo que o estacionamento para bicicletas deverá ser protegido com lancis ou pilaretes.

A zona de estacionamento para bicicletas deverá ser situada num local plano. 

Quando isto não for possível, os suportes deverão ser colocados na perpendicular ao plano inclinado,para evitar que as bicicletas deslizem.

Quando possível, a zona de estacionamento deverá ser delimitada com uma alteração da textura e cor do pavimento.

Isto vai enfatizar a área não só para os potenciais utilizadores, mas também confere uma segurança adicional para pessoas com de ciência visual. 

É recomendado (ver imagem abaixo) que o estacionamento para bicicletas seja coberto, quer localizando-o dentro de um edifício, ou dotado de um abrigo adequado e localizado perto da entrada do edifcio/serviço que serve. 

Alternativamente, os suportes poderão estar todos interligados entre si, ao nível do pavimento, facilitando a sua fxação.

 Quando um estacionamento para bicicletas for dotado de muitos suportes, devem ser criados corredores entre eles para facilitar o acesso e a retirada de bicicletas.

As dimensões mínimas devem ser garantidas, a fim de não comprometer a sua utilização.

 Alternativamente, os suportes poderão estar todos interligados entre si, ao nível do pavimento, facilitando a sua fixação.

Os estacionamentos devem também estar bem sinalizados. 

Se os utilizadores de bicicletas não souberem da sua existência, difcilmente estacionarão lá os seus veículos. 

Assim, ao contrário do que é usual, recomenda-se o recurso a estratégias composicionais bem visíveis e convidativas










Se o estacionamento tiver características“premium” (vigilância, ou um cacifo fechado por exemplo), deverão ser anunciadas para que seja tentador lá deixar a bicicleta (principalmente nos casos em que não é possível colocar os estacionamentos nos locais mais convenientes – isto é particularmente
frequente quando são remetidos para locais subterrâneos). 

A instalação de parqueamentos de bicicletas em espaço público é na maioria dos casos da
responsabilidade das autarquias pelo que a instalação ou o licenciamento dos mesmos deve ser solicitado junto destas entidades.






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