Direito autoral ou direito de autor
AVISO
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Espinho 2023
Espinho acolheu peregrinos da Jornada Mundial da Juventude
Espinho foi uma das cidades que recebeu a iniciativa "Dias da Diocese”, que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Lisboa.
De 25 a 31 de julho, mais de 300 peregrinos de diferentes nacionalidades participaram numa programação de partilha cultural e espiritual, que proporcionou momentos de convívio e integração.
domingo, 30 de julho de 2023
Fotogaleria Gazeta de Espinho - Reabilitação, demolição com reconstrução de edifícios
sábado, 29 de julho de 2023
sexta-feira, 28 de julho de 2023
Operação VÓRTEX - CDU/Espinho toma posição
“Viver melhor na nossa terra”
Saiu a público o Despacho de Acusação do lamentável processo “Vórtex”.
A CDU tem respeitado a separação entre Justiça e Política e tem cultivado a necessária contençãoverbal quando Espinho é notícia, pelas piores razões, nos títulos da Comunicação Social.
Noentanto, a leitura do referido Despacho obriga-nos a expressar as seguintes posições:
1. O conteúdo do Despacho de Acusação revela um assustador cenário de promiscuidade e impunidade nas negociatas entre grandes interesses imobiliários e os partidos responsáveis pela gestão autárquica de Espinho: PS e PSD.
2. Este quadro, que ultrapassa tudo o que de mau se poderia imaginar e que pode representar apenas uma ponta do iceberg da delapidação do património do Concelho e do seu futuro, vem explicar o retrocesso que Espinho sofre há décadas e o sacrifíciopermanente do Concelho em favor dos negócios imobiliários e dos interesses pessoais de eleitos PS e PSD, que têm vindo a enganar os Espinhenses.
3. Não podemos deixar de lembrar que durante décadas a CDU denunciou o domínio do poder económico (nomeadamente dos interesses imobiliários) sobre o poder autárquico, que resultou na expulsão de jovens e população activa para fora de Espinho, envelhecendo e diminuindo os habitantes do Concelho, pondo Espinho desde há muito no caminho da regressão.
4. Com a CDU presente na Câmara Municipal esta situação nunca aconteceria, porque seria contrariada de imediato e naturalmente denunciada até às últimas consequências.
5. A CDU sempre apresentou equipas de candidatos competentes e prontos a assumir as suas responsabilidades em prol dos interesses da maioria dos Espinhenses, ao contrário do actual executivo PS que, tal como o PSD, sempre focou as atenções em “vedetas”.
6. Os candidatos e eleitos da CDU, que concorrem e ocupam cargos públicos, aceitam o compromisso solene de não serem beneficiados nem prejudicados nas funções que exercem, continuando a cumprir o seu lema “Trabalho, Honestidade, Competência”.
7. Por todo o património de prestígio que tem no Poder Autárquico e pela coragem política sempre assumida e demonstrada, a CDU é a única força que pode devolver Espinho aos Espinhenses, retomar a tradição de Progresso da Cidade e do Concelho, limpar o nome de Espinho.
8. Para isso estamos dispostos a trabalhar com todos, de acordo com a natureza unitária e democrática da nossa Coligação, e na urgência que Espinho tem em virar esta página negra da sua História.
9. Com a CDU e com todos os Espinhenses que assim o entendam, o Concelho pode ser resgatado da trajectória de corrupção e de retrocesso, honrando o seu passado de pioneirismo, coragem e progresso.
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Idosa que morreu atropelada por comboio em Silvalde estava a tentar apanhar bengala de amiga
Atropelamento ferroviário em Silvalde corta circulação no sentido Aveiro-Espinho
Uma mulher morreu hoje colhida por um comboio na linha do Norte, em Espinho, no distrito de Aveiro, informou fonte dos Bombeiros.
O alerta foi dado cerca das 12:30.
Em declarações à Lusa, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto disse que a mulher foi colhida pelo Alfa Pendular, no apeadeiro de Silvalde.
O óbito foi declarado no local pelo médico do Instituto Nacional de Emergência Médica.
A linha esteve cortada em ambos os sentidos, mas, segundo fonte da CP, por volta das 14:15 a via "já estava livre".
“A circulação ferroviária tende a normalizar nas próximas horas”, adiantou a mesma fonte.
Ao local acorreram os Bombeiros de Espinho, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Vila Nova de Gaia e a PSP.
Fonte : Lusa/Fim
Idosa que morreu atropelada por comboio em Espinho estava a tentar apanhar bengala de amiga~
Vítima tinha 88 anos.
O alerta foi dado cerca das 12h30.
Uma mulher de 88 anos morreu, esta tarde de quinta-feira, depois de ser colhida, na linha do norte, por um comboio Alfa Pendular, em Espinho.
A mulher estaria acompanhada por uma amiga quando a bengala, da amiga, ficou presa na linha. Ao tentar recuperar a bengala a vítima foi colhida pelo comboio. A linha esteve cortada no sentido em que ocorreu o acidente.
A PSP de Espinho foi chamada ao local.
O alerta foi dado, cerca das 12h30, para os bombeiros do Concelho de Espinho, para um atropelamento ferroviário, na linha férrea, sentido Aveiro/Espinho, no apeadeiro de Silvalde.
Fonte : Paulo Jorge Duarte e Ana Inês Baptista / Correio da Manhã
quarta-feira, 26 de julho de 2023
Operação Vórtex - Empresário Francisco Pessegueiro, arguido do caso Vórtex, colocado em liberdade
Empresário Francisco Pessegueiro, arguido do caso Vórtex, colocado em liberdade
O empresário Francisco Pessegueiro, arguido no processo Vórtex, foi libertado, depois de ter sido novamente alterada a medida de coação a que estava sujeito, informou hoje fonte ligada ao processo.
Em declarações à agência Lusa, a mesma fonte precisou que o arguido deixou de estar em prisão domiciliária, estando agora sujeito à medida de coação de obrigação de apresentação periódica.
O empresário suspeito de ter subornado dois presidentes da Câmara de Espinho está acusado de oito crimes de corrupção ativa, um de tráfico de influência, cinco de prevaricação e dois de violação das regras urbanísticas.
Pessegueiro foi detido a 10 de janeiro, juntamente com mais quatro arguidos, e ficou em prisão preventiva após o primeiro interrogatório judicial. Dois meses depois, viu alterada a medida de coação para prisão domiciliária, tendo ainda de pagar uma caução de 107.500 euros.
O ex-presidente da Câmara de Espinho Miguel Reis (PS) é o único arguido do processo Vórtex que ainda se encontra privado de liberdade, estando em prisão domiciliária.
O ex-autarca, que renunciou ao mandato para o qual foi eleito em 2021, está acusado de quatro crimes de corrupção passiva e cinco de prevaricação.
O deputado do PSD Pinto Moreira, que foi o seu antecessor na autarquia, está acusado de dois crimes de corrupção passiva, um de tráfico de influência e outro de violação das regras urbanísticas. Pinto Moreira ficou proibido de contactar com arguidos, testemunhas, autarcas e funcionários da Câmara de Espinho.
Os empresários João Rodrigues e Paulo Malafaia foram acusados de oito crimes de corrupção ativa, um de tráfico de influência, cinco de prevaricação e dois de violação das regras urbanísticas e aguardam o desenrolar do processo em liberdade. Paulo Malafaia ficou ainda obrigado ao pagamento de uma caução de 60 mil euros.
Foram ainda acusados mais três arguidos, que à época desempenhavam funções de chefe de divisão na autarquia, e cinco empresas de diversos crimes económico-financeiros.
Todos estão em liberdade com a proibição de contactar entre si e com testemunhas do processo.
O MP requereu ainda a aplicação de penas acessórias de proibição do exercício de funções aos arguidos funcionários e de interdição de exercício de atividades quanto a um dos arguidos representante de sociedade.
Foi ainda requerido o arresto preventivo do património dos arguidos, para garantia dos valores obtidos com a atividade criminosa.
Na operação Vórtex estão em causa vários processos urbanísticos aprovados pela Câmara de Espinho que transitaram entre o mandato de Joaquim Pinto Moreira e o de Miguel Reis.
Fonte : Lusa/Fim