segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Eucaristia na Igreja Matriz de Espinho

 

Eucaristia na  Igreja Matriz de Espinho


Após meses de portas fechadas devido a extensas obras de renovação, a igreja matriz da paróquia de Espinho finalmente reabriu suas portas para uma das celebrações mais aguardada do ano: a Missa de Natal.


Este não foi um Natal comum, muito pelo contrário. 

Foi marca visceral – um reencontro comunitário com um lugar que mantinha um peso profundo nos corações de muitos fiéis. Para nós, a igreja não é apenas um edifício; é um refúgio de fé, tradição e memórias.

No entanto, se não fosse possível realizar a cerimónia na nossa Casa faríamos a festa noutro qualquer lugar bastando apenas a comunidade unida para o estado de alegria geral.

Apesar de uma pequena claridade se ter instalado e o céu estar maioritariamente limpo, o interior da igreja irradiava um acolhimento ardoroso.

 Mesmo não estando concluídas, as obras instalaram a sua imponência original, com um toque de modernidade que respeita sua história.

A luz dos vitrais cavalgava no tempo da cerimónia pelas pessoas e pelas paredes recém-pintadas.

Conforme os paroquianos entravam, os seus rostos iluminavam-se com sorrisos de júbilo. 

Havia uma sensação palpável de deleite e gratidão no ar.

 Alguns paravam para tocar as paredes augustas e ancestrais como se reacendessem uma conexão antiga. As crianças corriam com entusiasmo, olhando para os presépios montados junto às paredes da nave central. 

Pois aquela Casa é o nosso Presépio.

O padre Artur, igualmente emocionado, deu início à cerimónia. 

A sua voz ecoava com orgulho e humildade, grato pela paciência e o apoio da comunidade durante as reformas. Falando sobre a importância de renovação, não apenas nos espaços físicos mas também do espírito, da fé nos nossos corações.

A tradicional homilia foi substituída por uma dramatização, realizada por alguns jovens da paróquia.

 Foi um lembrete vívido da semântica do Natal.

No final da missa, enquanto as pessoas se cumprimentavam e trocavam votos de Feliz Natal, na entrada da Igreja, estavam instaladas umas mesinhas com biscoitos. 

Havia uma sensação de renovação e fortalecimento dos laços comunitários.

 A igreja é um lar espiritual reavivado pronto para acolher muitos mais Natais e celebrações. 

A Missa de Natal naquela igreja renovada foi mais do que uma reabertura; foi um renascimento da comunidade e da fé partilhada entre seus membros.












Sem comentários: