Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Aquisição de sistema de talonamento da Linha do Vouga / Vouguinha sofre atraso

 


Aquisição de sistema de talonamento da Linha do Vouga sofre atraso


A aquisição do sistema de talonamento para a Linha do Vouga sofreu um atraso, o que obrigou a Infraestruturas de Portugal (IP) a reprogramar a repartição dos encargos relativos ao contrato em causa, segundo um despacho hoje publicado.


No despacho publicado em Diário da República (DR), a IP autoriza a repartição de encargos relativos ao contrato para a aquisição de sistema de talonamento para a Linha do Vouga, no valor global de 462 mil euros, revogando o anterior despacho datado de 01 de setembro de 2023.

O documento esclarece que o procedimento de contratação, que inicialmente se estimava concluir em 2023, apenas ficará concluído em 2024, situação que impossibilita a execução financeira do contrato conforme inicialmente planeado e de acordo com a aprovação do encargo.

Deste modo, segundo a IP, torna-se necessário autorizar o reescalonamento dos encargos plurianuais anteriormente autorizados, de forma a ajustá-los ao período real de execução do contrato, transferindo a sua vigência para o ano de 2025.

Entretanto, continua a decorrer a empreitada para a reabilitação da Linha do Vouga, numa extensão de 96 quilómetros, entre Espinho e Aveiro, num investimento de 34 milhões de euros.

Os trabalhos, que deverão prolongar-se de forma faseada até 2025, contemplam a renovação da superestrutura de via, com substituição integral de carril, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível.

Neste momento, de acordo com fonte da IP, já está concluída a renovação dos troços Sernada do Vouga - Águeda e Vila da Feira -- Oliveira de Azeméis e, no primeiro trimestre deste ano, deverá arrancar a obra para a renovação do troço entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

Segundo a IP, a reabilitação da Linha do Vouga irá permitir alcançar vários benefícios, nomeadamente a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança com a redução da sinistralidade e de congestionamento e a redução dos tempos de viagem.


Fonte : Fim / Lusa 





Sem comentários: